Províncias

Nova central termoeléctrica é inaugurada em Novembro

Nicolau Vasco| Menongue

A nova central térmica, com capacidade de dez megawatts, que está a ser construída na localidade de Macueva, arredores da cidade de Menongue, é inaugurada no próximo mês de Novembro.

A nova central térmica, com capacidade de dez megawatts, que está a ser construída na localidade de Macueva, arredores da cidade de Menongue, é inaugurada no próximo mês de Novembro.
 O responsável da empresa chinesa Sinohydro, Zhao Yong, disse à equipa de reportagem do Jornal de Angola que os trabalhos da estrutura física estão prontos a 70 por cento, faltando concluir os reservatórios de combustível, de água e aplicação das bases onde são instalados os quatro grupos geradores de 2.5 megawatts cada e que devem chegar a Menongue a qualquer instante.
 Zhao Yong realçou também que está em curso a montagem da linha de transportação de média tensão, de cinco quilómetros de extensão, para o transporte da corrente eléctrica que vai beneficiar mais de 250 mil habitantes da cidade de Menongue e dos bairros Hoji-ya-Henda, Tomás, Boavida, Saúde e Cunha.
 O fornecimento de energia eléctrica à cidade de Menongue e arredores é feito com muitas restrições, devido a uma avaria técnica registada em Agosto num dos grupos geradores de 2.5 megawatts instalados na antiga central térmica, que motivou a sua paralisação total.
 O director em exercício da Empresa Nacional de Electricidade, Afonso Piana, disse que na antiga central térmica estão em funcionamento apenas dois geradores, dos oito instalados no local, que estão a produzir 2.5 megawatts.
 O responsável realçou que o governo da província comprou em finais do ano passado quatro novos geradores de 1000 kva cada, que foram instalados também na antiga central térmica, estando para breve a sua entrada em funcionamento, que depende da conclusão dos trabalhos de montagem de um transformador.

Tempo

Multimédia