Províncias

Nova ponte sobre o Cuebe concluída no mês de Março

Carlos Paulino | Cavanga

As obras da nova ponte metálica, que está a ser construída sobre o Rio Cuebe, na localidade de Cavanga, para ligar Menongue à comuna do Jamba Cueio, ficam concluídas em finais de Março.

As obras da nova ponte metálica, que está a ser construída sobre o Rio Cuebe, na localidade de Cavanga, para ligar Menongue à comuna do Jamba Cueio, ficam concluídas em finais de Março.
O vice-governador para os serviços técnicos e infra-estruturas, Joaquim Malichi, anunciou na sexta-feira que a obra, orçada em mais de um milhão de dólares, vai possuir 60 metros de comprimento, seis de largura e uma capacidade para suportar até 500 toneladas.
O representante da construtora Conduril na província do Kuando-Kubango, Luís Monteiro, disse que as obras, iniciadas no princípio deste mês, se encontram em 50 por cento da sua execução, com a instalação das bases para o suporte da estrutura metálica da ponte. Nesse sentido, garantiu que a empreiteira vai envidar todos os esforços para que, até finais de Março, a ponte esteja concluída, uma vez que para tal estão mobilizados homens e máquinas.
O vice-governador Joaquim Malichi sublinhou que a instalação da nova ponte vai restabelecer, principalmente, a circulação entre as duas localidades referidas, que foi interrompido em 1976, depois das tropas sul-africanas do regime do apartheid terem destruído a anterior ponte.  Actualmente, para ir a Menongue, a população de Jamba Cueio tem de percorrer, a pé, cerca de 60 quilómetros até à margem do Rio Cuebe, onde é depois obrigada a fazer a travessia em canoas.
“Hoje estamos a repor esta ponte, porque sabemos que a população de Jamba Cueio vive momentos difíceis, sobretudo com a escassez de bens e serviços destinados à melhoria das condições de vida e bem-estar social, como escolas, postos médicos, abastecimento de água potável e energia eléctrica, estradas, entre outros”, disse.
Depois da conclusão das obras da nova ponte, a atenção do Governo Provincial vai voltar-se para a terraplanagem dos cerca de 60 quilómetros entre a margem do Rio Cuebe e a sede comunal de Jamba Cueio, para permitir uma circulação rodoviária.
A comuna do Jamba Cueio fica a 140 quilómetros de Menongue e tem uma população calculada em cerca de 24 mil habitantes, que se dedica, na sua maioria, à prática da agricultura e pesca de subsistência.

Tempo

Multimédia