Províncias

Nova ponte sobre Rio Cuebe é construída em Menongue

Carlos Paulino | Menongue

Uma ponte de estrutura metálica e betão armado, com capacidade para suportar cerca de 60 toneladas, está a ser construída, desde o princípio deste mês, sobre o Rio Cuebe, na estrada principal de Menongue.

Construção desta ponte tem por objectivo substituir a antiga erguida no tempo colonial
Fotografia: Carlos Paulino

Com 21,58 metros de comprimento e nove de largura, a ponte vai ter duas faixas de rodagem, com 4,5 metros de largura e passeios de dois metros cada.
O director da obra, António Lopes Neto, explicou que a construção desta ponte se deve ao facto de ser necessário substituir a antiga, construída no período colonial, e que se encontrava em avançado estado de degradação.
Além desta ponte, que deve ficar pronta em Outubro, vai ser reabilitada uma outra localizada do outro lado do Rio Cuebe, depois de terminados os trabalhos desta, visto serem indispensáveis à circulação na estrada principal ou no centro de Menongue. A ponte a ser reabilitada vai ter uma estrutura metálica e de betão armado, com 55,36 metros de comprimento e cerca de seis de largura, e suportar mais de 60 toneladas.
A reabilitação, que vai durar um mês, inclui ainda a reparação das sapatas, pilares, vigas, tabuleiro e pintura integral dos elementos em betão existentes, assim como a execução da estrutura de reforço inferior ao tabuleiro com perfis metálicos, desvios e reposições de todas as infra-estruturas, e um arco superior de 15 metros para o suporte da ponte.
António Lopes Neto disse que, neste momento, as obras decorrem sem sobressaltos e tudo aponta para que no prazo previsto fiquem concluídas. “Até agora, não encontrámos qualquer dificuldade que possa adiar o seu término”, garantiu.

Tempo

Multimédia