Províncias

Novas casas para professores no Calai

Nicolau Vasco| Menongue

A construção de casas para professores no município do Calai, Kuando-Kubango, proporciona a mais de 3.400 crianças o acesso ao ensino, revelou ontem o chefe da repartição local da Educação.

Milhares de alunos foram matriculados
Fotografia: Jornal de Angola

A construção de casas para professores no município do Calai, Kuando-Kubango, proporciona a mais de 3.400 crianças o acesso ao ensino, revelou ontem o chefe da repartição local da Educação.
Alberto Moisés salientou que a localidade e outras da municipalidade enfrentam o problema de alojamento para os professores admitidos no último concurso público.
O sector da Educação do município do Calai possui 81 professores, no primeiro e segundo ciclos, para seis mil alunos matriculados este ano lectivo.
O responsável disse que aquele município do Kuando-Kubango tem mais de 50 professores do primeiro e segundo ciclo à espera, desde o ano passado, da criação de condições de alojamento para trabalharem.
O município do Calai, que comporta as comunas de Mavengue e Maue, tem 52 salas de aulas para o primeiro e segundo ciclos, salientou Alberto Moisés, para quem são precisas mais 20 escolas, com oito salas cada e mais 150 professores.
O chefe da repartição da Educação avançou que, além dos professores, mais de 500 alunos, que terminaram o ensino médio, também aguardam concurso público para a integração no sistema.
O administrador municipal do Calai, Francisco Majolo, anunciou a construção de 200 fogos habitacionais, a partir do próximo mês de Abril, para os funcionários públicos daquela região do país.
O responsável disse que as residências vão beneficiar, principalmente, os funcionários das repartições municipais da Saúde e Educação, no âmbito do Programa de Fomento Habitacional.
As empresas para a construção das casas estão a concentrar o material para dar início às obras, disse Francisco Majolo, tendo anunciado que o município do Calai vai receber este ano 32 salas de aulas para o primeiro e segundo ciclo.

Tempo

Multimédia