Províncias

Novos casos de tuberculose preocupam as autoridades

Lourenço Bule | Menongue

O Hospital Sanatório de Menongue registou 360 casos de tuberculose, entre os meses de Janeiro e Maio deste ano, que resultaram em oito óbitos. O chefe de enfermagem do sanatório, João José, disse que os casos têm aumentado de forma considerável, situação que preocupa as autoridades.

Pacientes passam por várias dificuldades
Fotografia: Lourenço Bule | Menongue

Má nutrição, consumo de droga e de bebidas alcoólicas foram apontados como as principais causas. O chefe de enfermagem disse que Menongue e Cuito Cuanavale, dos nove municípios da província, são os apresentam maior incidência da doença.
A falta de água potável, ambulância, camas, refeitório e balneários são os maiores problemas enfrentados pelos profissionais do hospital sanatório.
Muitos pacientes, apesar das debilidades, foram abandonados pelos familiares, lamenta o responsável do hospital.  João José referiu que estas dificuldades têm motivado a fuga de muitos doentes, que preferem permanecer em casa, fazendo tratamento ambulatório. “Esta situação tem sido má, pois o hospital perde o controlo dos pacientes, sobretudo com o que comem e bebem”, disse, para adiantar que “eles quando notam uma mínima melhoria voltam a ingerir bebidas alcoólicas”.
O sanatório de Menongue tem capacidade para 20 camas e um corpo clínico integrado por um médico e 40 enfermeiros.

Tempo

Multimédia