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Novos professores em Menongue recebem uma formação pedagógica

Carlos Paulino| Menongue

Na cidade de Menongue, Kuando-Kubango, 100 novos professores do ensino primário participam, desde terça-feira, num seminário de capacitação pedagógica, objectivado para dotar os docentes de técnicas modernas de ensino.

Vários professores estão a ser seminariados sistematicamente para uma melhor formação aos alunos
Fotografia: JA

Na cidade de Menongue, Kuando-Kubango, 100 novos professores do ensino primário participam, desde terça-feira, num seminário de capacitação pedagógica, objectivado para dotar os docentes de técnicas modernas de ensino.
O director provincial em exercício da Educação, Ciência e Tecnologia, Lucas António Calenga, disse, durante o acto de abertura do seminário, que a arte de ensinar requer dinâmica profissional, porque os bons resultados dependem do protagonismo dos professores, fundamentalmente na sua maneira de transmitir as diferentes matérias para os alunos.
Segundo Lucas Calenga, é da responsabilidade e dever do professor contribuir para o desenvolvimento do país na vertente social, económica, política e cultural, para que as futuras gerações sejam bem instruídas.
"A província tem um grande défice de quadros e espero que nas diferentes localidades onde forem colocados trabalhem com espírito de humildade, sacrifício, camaradagem, zelo, inteligência, discernimento profissional, aptidão e ajuda recíproca", sublinhou.
Na sua óptica, só com a materialização destes pressupostos o sector da Educação vai concretizar os objectivos que têm a ver com a reforma educativa em curso no país, que se consubstancia na melhoria da qualidade de ensino para a formação multifacetada do homem novo.
O responsável salientou que a província do Kuando-Kubango enquadrou um total de 817 novos professores para os diferentes níveis de ensino, "um esforço titânico do governo angolano que tem como objectivo acabar com o fenómeno de crianças fora do sistema normal de ensino".
Durante sete dias, os participantes vão adquirir conhecimentos sobre a génese da reforma educativa, caracterização global do contexto angolano e respectivo sistema educativo, noções sobre as necessidades educativas especiais, instrumentos de avaliação e sua construção, plano de aula, caracterização geral do ensino primário e estrutura curricular.

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