Províncias

Pais aconselhados a dar bons exemplos

Cláudia Muhatili | Menongue

Os pais e encarregados de educação da província do Cuando Cubango devem demonstrar bons exemplos para  servirem de orientação no crescimento dos filhos, recomendou,  em Menongue, o Conselho Provincial da Família.

Estudar sem ter em conta a idade é um bom exemplo que os pais devem passar aos filhos
Fotografia: Nicolau Vasco |

O encontro  decorreu sob o lema “Minha família minha inspiração”  e discutiu temas relacionados com o papel da família na transmissão dos valores morais, cívicos e culturais aos seus membros, a figura do pai como modelo de inspiração dos filhos e as relações entre pais e filhos.
A directora Provincial da Família e Promoção da Mulher, Florinda Alberto Katongo, disse que o Conselho Provincial do Cuando Cubango da Família visou   reflectir a a­tenção à família como instituição e avaliar o papel preponderante dos pais na condução e orientação de todos os membros da família.
“É fundamental que  as famílias  continuem a ser as guardiãs dos valores da convivência universalmente aceites e alicerçados nas identidades culturais dos povos e nações”, disse Florinda Alberto Katongo, que a­crescentou: “O conselho  desencorajou as atitudes negativas dos pais na fase crucial do crescimento, da protecção e do desenvolvimento das crianças, e aconselhou a coesão interna, harmonia, paz e amor no seio da família”.  O vice-governador para o sector Político e Social, Pedro Camelo, defendeu a necessidade de se proceder um debate aberto e sério, franco e profícuo, para as propostas ajudarem o Executivo a adoptar políticas adequadas à realidade do país.
“Temos observado uma sociedade com visões distorcidas e a consequência disto é termos uma geração que desconhece o que é o amor, que não acredita nas pessoas, não respeita o próximo, uma sociedade desonesta, egoísta e individualista”, disse o vice-governador do Cuando Cubango para o sector Político e Social.
O Conselho Provincial da Família realizou-se no âmbito do Dia Internacional da Família, que hoje se assinala. Em alusão a data foram a­gendads diversas actividades, com destaque para palestras.

Tempo

Multimédia