Províncias

Pediatria de Menongue regista 31 casos de crianças com VIH/Sida

Weza Pascoal| Menongue

Pelo menos, 31 crianças, com idades compreendidas entre seis meses aos 14 anos, foram diagnosticadas com VIH/Sida, de Janeiro a Abril do ano em curso, no Hospital Pediátrico de Menongue, província do CuandoCubango, informou a directora da instituição.

Parturientes infectadas com o vírus do VIH são submetidas, nas unidades sanitárias, ao Corte de Transmissão vertical
Fotografia: Angop

Ilidia Martins explicou que, em comparação com igual período do ano passado, houve um aumento de 13 casos de crianças seropositivas, atendidas na referida unidade sanitária.
A responsável acrescentou que as 31 crianças têm recebido tratamento regularmente com anti-retrovirais.
Fez saber que o número de crianças seropositivas controladas pelo Hospital Pediátrico de Menongue tem aumentado, “graças as campanhas de sensibilização” feitas pelo Ministério da Saúde e por órgãos de Comunicação Social, sobretudo, as dirigidas às mulheres grávidas para aderirem às consultas pré-natais.
Ainda nesta vertente, Ilidia Martins disse que as campanhas visam ainda informar as mulheres grávidas sobre as vantagens de terem o bebé em unidades sanitárias. A sensibilização é focada também à massificação de testes voluntários e à adesão ao tratamento com anti-retrovirais.
“Apesar destas acções, muitas mulheres grávidas ainda rejeitam às consultas pré-natais e outras insistem em partos em casa, sem os devidos cuidados sanitários e sem a execução do Corte de Transmissão Vertical. Por este motivo, todas as crianças que chegam ao Hospital Pediátrico com má-nutrição e diarreia são submetidas imediatamente aos exames de VIH/Sida ”, disse.

Outras patologias

Ilidia Martins sublinhou que de Janeiro a Abril deste ano, oHospital Pediátrico de Menongue registou a morte de 44 crianças, e atendeu 19 mil e 944 com diversas patologias, das quais 1.363 foram internadas.
No igual período de 2018, houve 62 mortes de crianças na unidade pediátrica, 17 mil 815 atendidas e 1.769 internadas. Segundo a responsável, neste mesmo período o hospital registou 10 mil e 451 casos de malária, 3.480 de doenças respiratórias agudas, 2.197 de diarreicas agudas, 152 de má-nutrição, entre outras patologias. />Sublinhou que a unidade sanitária está preparada para a procura de grande número de pacientes na época de cacimbo.
“Neste momento temos medicamentos e materiais gastáveis suficientes para administrar aos pacientes que se encontram internados”, disse, realçando que os doentes que não apresentam casos clínicos graves são receitados para a aquisição dos fármacos em farmácias externas, e orientados a fazerem tratamento ambulatório.
“No caso dos doentes que não estão internados, preocupa-nos o facto de muitas famílias não terem possibilidades para adquirirem os medicamentos nas farmácias externas”, deplorou .
Ilidia Martins apela para a conclusão urgente das obras de ampliação do hospital, “para a melhoria da assistência médica e o aumento da capacidade de internamento, pois alguns doentes são internados nos corredores na época chuvosa”.
Informou que a unidade hospitalar conta com apenas dez salas de internamento e 86 camas. “Na época chuvosa, quando o número de doentes internados aumenta substancialmente, tem de ser adaptadas camas no chão dos corredores”, deplorou.
Ilidia Martins apelou aos pais e encarregados de educação, no sentido de terem mais cuidado com as crianças nesta época de frio. “?As crianças têm ser bem agasalhadas, bem cobertas principalmente na cabeça, pescoço, mãos e nos pés, as partes mais sensíveis”, aconselhou.
“Os pais devem primar pela prevenção das doenças, como o paludismo que é das mais frequentes no país, a partir da eliminação do lixo, águas paradas e o uso de mosquiteiros. Devem também ferver a água para beber, com vista a diminuição de muitas patologias.
O Hospital Pediátrico de Menongue é assegurado por sete médicos angolanos, 55 enfermeiros e 42 funcionários administrativos. Os diversos serviços atendem, no geral, cerca de 180 crianças diariamente.

Tempo

Multimédia