Províncias

Ponte do Kubango abre em Setembro

A construção da nova ponte, de 250 metros de comprimento, iniciada em Abril de 2012, sobre o rio Kubango, na localidade de Caila, termina em Setembro. Mário Matias, director da obra, informou que a ponte tem capacidade para 600 toneladas e liga a sede do Cuangar às localidades do Caiala, Savate e Menongue.   

Projecto de reabilitação tem como objectivo facilitar a livre circulação de pessoas e bens
Fotografia: Dombele Bernardo |

A construção da nova ponte, de 250 metros de comprimento, iniciada em Abril de 2012, sobre o rio Kubango, na localidade de Caila, termina em Setembro, anunciou Mário Matias, director da empreitada.
Com capacidade para 600 toneladas, a ponte vai ligar a sede do Cuangar às localidades do Caiala, Savate e Menongue.
Mário Matias informou que já foram feitas todas as fundações indirectas, colocadas estacas nos oito pilares e nos dois encontros e foram aplicadas as sapatas dos dois encontros.
Os três pilares estão terminados e nesta altura realizam-se escavações para a colocação das sapatas para os pilares cinco e seis, no sentido de suportar o lançamento do tabuleiro da empreitada, disse. A ponte, um projecto do Executivo, tem 11 metros de largura, com duas faixas de rodagem, de três metros e meio cada.
O governador provincial, Higino Carneiro, na sua deslocação ao interior do Kuando-Kubango, com destaque para o município do Cuangar, fronteiriço com a Namíbia, recebeu informações pontuais sobre as obras, os prazos contratuais e os constrangimentos decorrentes desde o começo da empreitada. No final mostrou-se satisfeito com os níveis actuais de execução da ponte.
A reabilitação da ponte sobre o rio Kubango vai facilitar a livre circulação , bem como o escoamento de produtos do campo para os principais mercados, para alegria dos camponeses da região que vão deixar de ver bens a deteriorarem-se nos locais de cultivo.

Tempo

Multimédia