Províncias

Presidência promove Natal para crianças de Mavinga

Carlos Paulino | Mavinga

Pouco mais de oito mil Crianças das aldeias 11 de Novembro, Licua e Dima, no município de Mavinga, Kuando-Kubango, receberam a visita da secretária para os Assuntos Sociais da Presidência da República, Rosa Pacavira.

Pouco mais de oito mil Crianças das aldeias 11 de Novembro, Licua e Dima, no município de Mavinga, Kuando-Kubango, receberam a visita da secretária para os Assuntos Sociais da Presidência da República, Rosa Pacavira, que ofereceu brinquedos e um lanche no quadro do Natal.
A festa juntou mais de 8.000 crianças e a população dos bairros que recebeu arroz, açúcar, sal, fuba de milho, óleo alimentar, utensílios de cozinha, balões de roupa usadas, cobertores, material didáctico, cadeiras de rodas, chapas de zinco, muletas canadianas, caixas de sabão, grades de gasosas e cervejas. As autoridades tradicionais receberam biciletas. 
Durante a festa, as autoridades sanitárias aproveitaram para vacinar 2.500 crianças até aos cinco anos contra a poliomielite e o sarampo. As crianças receberam também uma dose de Abendazol e de vitamina A. A secretária para os Assuntos Sociais da Presidência da República distribuiu às mulheres grávidas mosquiteiros impregnados com insecticidas visando prevenir a malária.
Rosa Pacavira considerou a actividade proveitosa, uma vez que as 8.000 crianças que participaram na festa de Natal viveram sempre nas matas e nunca tinham festejado um Natal com condições mínimas.
A realização da festa contou com o apoio da Associação dos Jovens Angolanos Provenientes da República da Zâmbia (AJAPRZ) e da Organização da Mulher Angolana (OMA). 
A secretária para os Assuntos ­Sociais da Presidência da República disse que o apoio às populações do Kuando-Kubango vai continuar, particularmente nos municípios de Mavinga e de Rivungo, onde estão a ser alojadas milhares de pessoas que continuaram nas matas apesar deter acabado a guerra. “Estamos a trabalhar com os administradores municipais e comunais da região, no quadro do programa integrado de desenvolvimento rural e combate à pobreza”, disse Rosa Pacavira.
O vice-governador do Kuando-Kubango para a área política e social, Pedro Camelo, que acompanhou Rosa Pacavira, sublinhou que a festa teve um carácter especial, porque as crianças e as populações das aldeias vivem em condições extremamente difíceis e precisam do apoio de todos que tenham uma vida digna.
“As autoridades do Kuando-Kubango, dada a extensão territorial da província, enfrentam grandes dificuldades para garantir assistência às populações que residem nas áreas mais recônditas e com mais este gesto da presidência da República, só temos que agradecer e solicitar que outras instituições sigam o exemplo, dando um pouco do que têm porque o Governo Provincial não pode fazer tudo sozinho”, afirmou.
Pedro Camelo assegurou que o Governo Provincial vai continuar a procurar pessoas dispersas nas matas para alojá-las nos municípios de Mavinga e Rivungo. As informações que chegam às autoridades dão conta que ainda há muita gente a viver nas matas. Carlos Cayombo, coordenador do bairro 11 de Novembro, agradeceu o apoio prestado e desejou ao Presidente da República e à sua família, um Ano Novo cheio de prosperidade e longos anos de vida e que continue ajudar o povo angolano a lutar contra a fome e a pobreza.
Rosa Pacavira estava acompanhada da vice-ministra do Ministério da Assistência e Reinserção Social, Maria da Luz Magalhães, e a vice-ministra  da Saúde, Evelise Frestas.

Tempo

Multimédia