Províncias

Primeira gráfica foi inaugurado em Menongue

Carlos Paulino| Menongue

A população do município de Menongue, província do Cuando Cubango, vai deixar de percorrer longas distâncias a procura de serviços de paginação e impressão, com a inauguração, nesta sexta-feira, de uma gráfica devidamente apetrechada.

Inaugurada pelo vice-governador para o sector Económico, Ernesto Kiteculo, o empreendimento de artes gráficas “Tchifutchi” está orçado em mais de 35 milhões de kwanzas e é a primeira na província. A gráfica  presta serviços de impressão e encadernação em formatos A4, A3, A2, e produz folhas de provas, blocos de notas e de facturas, capas de processos, folhas timbradas e de 25 linhas, cartões de estudante e de visita, cadernos de desenho, envelopes, entre outros trabalhos.
O responsável da gráfica, António Capilo, disse que a abertura da infra-estrutura, que tem uma capacidade de produzir diariamente 850 resmas de papel e mais de mil impressões por hora, permite, numa primeira fase, dar emprego a 11 jovens locais.
Localizada no bairro 23 de Março, a gráfica está apetrechada com máquinas de embalagem, guilhotina,   computadores com programas gráficos, offset e impressora laser.
O vice-governador provincial garantiu que as autoridades locais estão de portas abertas para apoiar todas as iniciativas do género, ainda que sejam de âmbito privado, tendo em conta que as mesmas contribuem para o desenvolvimento socioeconómico do Cuando Cubango.

Tempo

Multimédia