Províncias

Professores da região melhor preparados

Weza Pascoal | Menongue

Directores de escolas e professores do primeiro e segundo ciclo de ensino secundário da província do Cuando Cubango estão melhor preparados em matéria de literacia financeira, depois de uma formação promovida na segunda-feira, em Menongue, pelo Ministério da Educação, em parceria com o Banco Nacional de Angola (BNA).

Docentes vão passar a leccionar matéria sobre literacia financeira
Fotografia: José Soares | Edições Novembro

A acção formativa pretendeu criar hábitos financeiros saudáveis que ajudem a melhorar a situação actual e o futuro das populações.
A representante do Ministério da Educação, Icel Isabel Epalanga, disse que o projecto de literacia financeira, que já se encontra na sua terceira fase, iniciou em 2015 e um ano depois foi implementado, tendo os professores a nível do país sido informados. Este anos, acrescentou, entrou-se na fase de monitorização, no sentido de se constatar o grau de execução da inserção dos conteúdos sobre literacia nas escolas. Entre os objectivos do projecto consta a criação de competências para melhor gestão das finanças pessoais de forma a reduzir os níveis de endividamento, fomento de hábitos financeiros saudáveis, desenvolver comportamentos adequados em relação ao consumo, poupança e planeamento financeiro. O director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia do Cuando Cubango, Miguel Canhime, disse que o momento que o país atravessa é propício a criar mecanismos de forma a melhorar a qualidade de vida das famílias, referindo que o Executivo encontrou a melhor via para munir os alunos de ferramentas que os ajudem a gerir o dinheiro que têm.
Os conteúdos de literacia financeira no sistema de educação surgem para potenciar os mais novos na gestão dos recursos que são colocados à sua disposição e tembém permitir que os professores possam gerir melhor os seus salários.

Tempo

Multimédia