Províncias

Professores em Menongue aprimoram conhecimentos

Carlos Paulino Menongue

Um grupo de 200 professores do ensino primário do município de Menongue está em melhores condições para transmitir conhecimentos da língua nganguela aos alunos do Cuando Cubango, depois de uma formação sobre métodos de transmissão.

Estão a ser criadas as condições para a transimissão de conhecimento em nganguela
Fotografia: Carlos Paulino | Menongue

Durante a formação de cinco dias, que foi aproveitada em função da pausa pedagógica terminada ontem, os professores abordaram matérias sobre a organização de aula e gestão de tempo, sessão de regras básicas e gerais do curso, métodos de inovação do ensino da língua nganguela, os progressos e os problemas da primeira fase da sua introdução no currículo escolar.
O administrador municipal de Menongue, Miguel Dala Popular, espera que a formação tenha servido para proporcionar aos professores, que leccionam a língua nganguela, uma melhor preparação para transmitir os conhecimentos aos alunos. O responsável lamentou o facto de existirem ainda na província e, em particular no município de Menongue, muitos alunos com dificuldade de falar a língua materna, uma vez que preferem aprender o inglês e francês.
As autoridades deram início à medidas que visam incentivar o uso das línguas nacionais, com a sua introdução no sistema de ensino.
Miguel Dala Popular recordou que a língua nganguela consta do currículo escolar para os alunos do ensino primário da província, sendo uma disciplina que, nos próximos tempos, vai estender-se ao segundo ciclo do ensino secundário.
Os professores comprometeram-se a aplicar com zelo e dedicação os conhecimentos adquiridos durante o período da formação e agradeceram a iniciativa da repartição municipal da Educação, Ciência e Tecnologia de Menongue, pela realização desta formação e superação, que dizem ter sido muito proveitosa.

Tempo

Multimédia