Províncias

Professores em seminário de capacitação

Weza Pascoal | Menongue e André Brandão | Ndalatando

Mais de dois mil professores das escolas primárias do I e do II  ciclos do ensino secundário do município de Menongue, província do Cuando Cubango, participam, até sábado, num seminário de capacitação pedagógica, com vista a actualizar e refrescar os seus conhecimentos.

Docentes preparados para leccionarem as disciplinas de matemática e de língua portuguesa
Fotografia: Matias Costa Cuito|Edições Novembro

O director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Miguel Canhime, disse que o seminário é uma reunião especializada de natureza técnica e académica, referindo que o que se pretende é procurar suprir algumas dificuldades que os docentes ainda apresentam.
Por este facto, sublinhou Miguel Canhime que a direcção provincial da Educação promove anualmente seminário antes do início do ano lectivo e durante a pausa pedagógica, um forma, que segundo o responsável, se encontrou para que os professores estejam constantemente actualizado e melhorar processo de ensino, e aprendizagem na região.Miguel Canhime disse que o seminário pedagógico pode assumir diversas formas, tendo como propósitos a leitura, interpretação e análise dos elementos em abordagens de formas a melhorar o método de actuação, no processo de ensino e aprendizagem.
“Para alcançarmos êxitos neste seminário, temos antes de planificar, organizar, regular e controlar os aspectos mais importantes”, disse Miguel Canhime, apelando aos professores a participarem na acção de forma activa, no sentido de se colmatar as dificuldades que o processo de ensino e aprendizagem na província enfrenta.
“Precisamos de estar cientes da necessidade de se cumprirem alguns passos importantes, como a determinação do problema a ser tratado, definição da  origem, hipóteses do problema e a elaboração de um plano investigação em equipa, no sentido de se chegar a resolução  das dificuldades que ainda enfrentamos”, concluiu.
 
Ensino da matemática

Mais de 20 professores da sétima à décima segunda classe de diferentes instituições escolares sedeadas no município de Cazengo, na província do Cuanza Norte, participam desde ontem, na escola Eiffel de Ndalatando, numa acção formativa para professores de matemática, patrocinada pela missão Laica Francesa.Durante a formação, os professores   debatem conteúdos sobre cálculos infinitesimais e probabilidades estatísticas.
De acordo com o formador  António Diogo, o seminário, com a duração de cinco dias, tem como objectivo principal dotar os professores de técnicas e fórmulas de trabalho, para um bom desempenho durante a actividade docente. António Calengue disse que tão-logo termine esta formação os participantes vão poder desenvolver as suas actividades de forma mais organizada, bem como poderão maximizar melhor os diferentes conteúdos aprendidos.
 O formador informou que este ciclo de formação de professores de diferentes instituições de ensino começou em Malanje e o Cuanza Norte acolhe a segunda etapa, uma acção que vai se estender às províncias do Cunene e Bengo.
De acordo com o director da escola Eiffell, Christian Gboy,  o seminário tem como objectivo mostrar aos professores a melhor maneira de ensinar a matemática, de modo que os alunos tenham prazer e vontade de apraticar, bem como demonstrar que a matemática não é uma disciplina de cálculos cansativos que dão dor de cabeça, mas que representam uma forma lógica da vida quotidiana.

Tempo

Multimédia