Províncias

Raid promove turismo nas terras do progresso

Carlos Paulino | Menongue

As potencialidades turísticas da província do Cuando Cubango estão a ser promovidas, desde sábado, com o lançamento da nona edição do “Raid Cuanza Sul de Todo-o-Terreno”, pelo vice-governador para o sector Económico e Produtivo, Ernesto Kiteculo.

Potencial turístico da região é explorado
Fotografia: Santos Pedro

Sob o lema “Vamos Conhecer Angola”, o Raid Cuanza Sul, também conhecido por “Raid TT”, está a percorrer a província do Cuando Cubango, com uma caravana composta por 34 integrantes, entre angolanos, portugueses e alemães, que se fazem transportar por 13 viaturas Ford Ranger.
Durante o passeio, a caravana vai visitar as localidades do Cuangar, Bico de Angola, Luiana, Rivungo, Mavinga e Cuito Cuanavale, como aponta o roteiro do Raid TT, apresentado durante um encontro na Escola Superior Politécnica de Menongue da Universidade Cuito Cuanavale, num acto que contou com a presença de membros do governo local e dos estudantes do curso de Gestão de Turismo.
No encontro de cortesia, a equipa do Raid TT procedeu à entrega de 40 exemplares do livro “Rumo ao Cuando Cubango-Terras do Progresso”, que contém 167 páginas com informações sobre a Batalha do Cuito Cuanavale, antigas cadeias do Missombo, Projecto Transfronteiriço de Conservação Ambiental Okavango/Zambeze (KAZA), bem como sobre os principais empreendimentos erguidos na província, desde o alcance da paz, e dos hábitos e costumes da região.
O chefe da caravana, Pedro Cristina, explicou que a 9.ª edição do Raid TT Cuanza Sul é uma homenagem ao Cuando Cubango, que antigamente era conhecido como “Terras do Fim do Mundo”, por causa da localização, com realce para as dificuldades de acesso. “Esse cenário foi ultrapassado e hoje é possível dar a volta à província por via terrestre”, sublinhou. O vice-governador Ernesto Kiteculo agradeceu a escolha da província para albergar este evento turístico, tendo em conta que vai incentivar outras organizações a realizarem actividades do género na região.
Ernesto Kiteculo garantiu que o governo local criou todas as condições nas localidades por onde os participantes do Raid TT do Cuanza Sul vão circular, para que não haja qualquer constrangimento, com destaque para a alimentação, alojamento e manutenção da ordem e tranquilidade públicas.
O vice-governador disse a província, por ser tão extensa, ainda enfrenta muitas dificuldades, mas é atraente devido à sua biodiversidade, que não existe em outras regiões do país.
“Temos a certeza que este rally vai ser uma mais-valia para conhecer na verdade o Cuando Cubango e mostrar ao Mundo que, apesar da guerra que assolou fortemente a província do Sudeste de Angola, é possível andar com segurança de viatura em todos os seus municípios”, referiu.

Tempo

Multimédia