Províncias

Reabilitação de estradas no centro das prioridades

A construção de habitações e vias de acesso constitui uma das grandes apostas do governo do Cuando Cubango para 2016, anunciou na segunda-feira o governador provincial.

Melhoria das vias permite fluidez do trânsito
Fotografia: Eduardo Pedro


Higino Carneiro, que falava na terceira reunião ordinária do governo, disse que constam ainda dos desafios para o próximo ano, a conclusão do Pólo Universitário de Menongue e a implementação da Faculdade de Medicina Veterinária no município do Cuchi.
Também está prevista a construção de Institutos Médios nos municípios de Mavinga, Cuito Cuanavale e Calai. No domínio da indústria serão implantadas unidades fabris no pólo de Menongue, entre as quais há destacar as de produção de materiais de construção civil, montagem de motorizadas, bicicletas, alimentação e outras, uma acção que vai contar  com o concurso de empresas nacionais e estrangeiras.
Para 2016, o Orçamento Geral do Estado disponibilizado para despesas de funcionamento é de cerca de 34,995 mil milhões de kwanzas, destinados aos Projectos de Investimentos Públicos.

 Formação geral

Um total de 280 estudantes da escola de formação geral “22 de Novembro” em Menongue, capital da província do Cuando Cubango, concluiu com êxito o curso no ano lectivo 2015, informou o director do estabelecimento estudantil .
Inocêncio Herculano considerou positivo o ano lectivo 2015, uma vez que o universo dos finalistas faz parte dos 350 alunos que frequentaram cursos de ciências humanas físico-biológicas e económico-jurídicas.
Durante o ano lectivo 2015 foram realizadas várias actividades, com destaque para a preparação dos professores, através de dois seminários, a participação da instituição no concurso “Caça Talentos”, bem como na actividade cívica do 11 de Novembro.
O director da escola “22 de Novembro” informou que para o ano lectivo 2016 a instituição dará mais atenção aos recursos humanos, como a preparação dos docentes, ajuda e controlo nos municípios onde existem representações da escola de formação geral: Mavinga, Cuangar, Calai, Dirico e Rivungo.

Tempo

Multimédia