Províncias

Removidos engenhos explosivos

Alzira da Silva | Menongue

O Instituto Nacional de Desminagem (INAD) do Kuando Kubango desminou, entre Janeiro e Dezembro do corrente ano, 6.088.44 metros quadrados.

O Instituto Nacional de Desminagem (INAD) do Kuando Kubango desminou, entre Janeiro e Dezembro do corrente ano, 6.088.44 metros quadrados, nos municípios de Menongue, Kuito Kuanavale e na comuna do Caiundo, segundo informou o chefe de departamento da instituição, Coxe Sucama. Nesse período, o INAD removeu 11.582 engenhos explosivos desactivados, entre os quais 2.490 armas, 131.596 munições de pequeno calibre e 73 minas anti-pessoais. Foram ainda removidas, no aeroporto e em diversas localidades de Kuando Kubango, quatro minas anti-tanque, granadas de mão, obuses de artilharia de 122 milímetros, morteiros e projécteis.
Coxe Sucama disse que o INAD utiliza equipamentos mecanizados para remover os engenhos explosivos, como é o caso de duas Bozenas-5, e procede também à desminagem manual com a colaboração de 69 pessoas.
A destruição dos engenhos explosivos não detonados será feita hoje, na localidade do Chitembo, a 72 quilómetros de Menongue.

Tempo

Multimédia