Províncias

Responsáveis escolares estão melhor preparados

Carlos Paulino | Menongue

Directores de escolas, chefes de departamentos de repartições municipais e de secções da direcção provincial da Educação do Kuando-Kubango estão agora munidos de melhores instrumentos de trabalho, em matéria administração e gestão escolar, depois de terem participado numa acção promovida pela Fundação Eduardo dos Santos (FESA).

O curador da FESA, Francisco Fernandes, disse que a formação se enquadrou nas actividades do 71º aniversário natalício do Presidente da República e do 17º da fundação, assinalados no passado dia 28 de Agosto, e teve como propósito munir os participantes de conhecimentos sobre os fundamentos teóricos de administração e gestão escolar e sobre a importância da liderança na aplicação da legislação escolar. Durante a acção formativa foram abordados, abordos entre outros assuntos, questões relacionados com a melhoria do planeamento, organização, direcção e controlo das escolas.
O ciclo de formação, promovido pela Fundação Eduardo dos Santos(FESA), sobre administração e gestão vai ser extensivo às demais províncias.
O vice-governador da província do Kuando-Kubango para o sector Político e Social, Pedro Camelo, sublinhou que a qualidade da educação está directamente relacionada com a competência dos seus profissionais em propiciar experiências educacionais, que possibilitem a sua formação humana.
Uma escola bem administrada e gerida, disse o vice-governador da província , é aquela que cria e assegura as melhores condições organizacionais, operacionais e pedagógico-didácticas de desempenho profissional.

Tempo

Multimédia