Províncias

Sabão caseiro garante sustento

Carlos Paulino | Menongue

 Mais de 700 mulheres do meio rural dos municípios de Menongue e Cuchi, no Cuando Cubango, dedicam-se ao fabrico de sabão caseiro, depois de terem concluído, no ano passado, uma acção formativa, promovida pela Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, informou ontem, na capital da província, o responsável pelo sector.  

Mulheres de zonas rurais reforçam sustento das famílias com a produção de sabão caseiro
Fotografia: Jaimagens

João Baptista Samba disse que das 700 mulheres formadas, 203 são da comuna do Cutato (Cuchi), 149 da igreja UEIA, 98 do Bom Deus, 109 do Bairro Novo, 45 da localidade de Canhongo e igual número do Caiundo. Deste grupo fazem ainda parte 42 outras pertencentes a membros da comunidade Khoisan do MBundo, 30 do bairro Bié e 24 do Missombo, em Menongue.
O director da Família e Promoção da Mulher do Cuando Cubango garantiu continuar a envidar para que outras mulheres do meio rural beneficiem também da formação, sobretudo aquelas que vivem nas áreas mais recônditas. Acrescentou que com a acção formativa pretende-se  dar suporte as senhoras para que, a partir do fabrico do sabão caseiro, consigam angariar dinheiro para o sustento das suas famílias.
João Baptista Samba referiu que a Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher necessita de soda, produto que constitui o elemento principal para o fabrico de sabão caseiro para o projecto chegue o mais rápido possível em todos os municípios da província.
“O sector também não dispõe de fuba de milho e óleo de palma, produtos usual para o fabrico de sabão caseiro, na ausência de soda, método que se encontrou atenuar os custos da fabricação”, avançou o responsável do sector.
Com base nisso, João Baptista Samba disse que está a ser feito um trabalho junto das comunidades no sentido de sensibilizar as mulheres a aderirem a este projecto levado a cabo pelo Executivo, no sentido de suprir  algumas dificuldades que esta franja da sociedade enfrenta.
Exortou as mulheres rurais a apostarem afincadamente no fabrico do sabão caseiro, como uma forma de ajudarem   o Governo no quadro do programa de diversificação da economia nacional.

Tempo

Multimédia