Províncias

Sector da saúde constitui prioridade

O vice-governador do Kuando-Kubango para a esfera política e social, assegurou no domingo que o Governo Provincial vai continuar a trabalhar no sentido de estender a rede sanitária a todos os municípios, aldeias, povoações e comunas.

Governo provincial procura superar os problemas que ainda se fazem sentir na saúde
Fotografia: Lourenço Bule|Menongue

Pedro Camelo, que falava no acto alusivo ao Dia Mundial da Saúde, no Hospital Municipal de Menongue, disse pretender com essa estratégia garantir assistência médica e medicamentosa a toda população.
Ao referir-se à efeméride, assinalada no dia 7, explicou que ela tem por objectivo alertar as pessoas e consciencializá-las para a importância da saúde nas suas vidas, no seu dia-a-dia, e descobrirem formas de se cuidarem.
Desde a instauração da data, em 1948, o Dia Mundial da Saúde tem servido para reflectir sobre a necessidade de manter o bem-estar da saúde das pessoas em todo o mundo. Por isso, realçou Pedro Camelo, ela reveste-se de extrema importância, uma vez que propõe a promoção de uma campanha voltada essencialmente para atingir metas específicas e encorajar os adultos a controlarem, com regularidade, a tensão arterial.
Com esta comemoração, esclareceu, pretende-se favorecer a sensibilidade para o serviço de saúde e alertar as autoridades nacionais e locais para a necessidade de serem criados espaços que favoreçam, de facto, comportamentos saudáveis.
Pedro Camelo alertou para o facto da hipertensão arterial provocar e aumentar o risco de se sofrer um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, insuficiência renal e de causar cegueira. Como prevenção, aconselhou as pessoas a evitarem refeições com muito sal, adoptarem hábitos equilibrados de alimentação, evitarem o excesso de álcool e de tabaco, praticarem regularmente actividades físicas e manterem um peso saudável, por serem medidas do combate aos factores de riscos que contribuem para o aparecimento desse flagelo de que enferma a nossa sociedade.Ao destacar os resultados alcançados no sector da Saúde em tempo de Paz, garantiu que o Governo Provincial tem procurado superar os problemas que ainda se fazem sentir, traçando vários programas, como o Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate e à Pobreza, Municipalização dos Serviços de Saúde, Água para Todos, de Combate às Grandes Endemias, VIH/SIDA, tuberculose, doenças crónicas não transmissíveis, entre as quais a hipertensão arterial.
 Assistiram ao acto, que teve por lema “Sensibilização para Importância da Prevenção da Hipertensão Arterial, Para Reduzir os Índices de Prevalência”, o director provincial da saúde, Fernando Cassanga, o administrador municipal de Menongue, Antunes Huambo, representantes da Organização Mundial da Saúde, médicos, enfermeiros, funcionários e outros convidados.

Tempo

Multimédia