Províncias

Serviços de saúde e educação chegam ao meio rural

Carlos Paulino | Menongue

A construção de 13 unidades sanitárias e dez escolas do ensino primário e do primeiro ciclo constituem os grandes ganhos da Administração Municipal de Menongue, durante este ano.

Aeroporto Comandante Kuenha completamente modernizado e inaugurado muito recentemente é hoje o cartão postal de Menongue
Fotografia: Nicolau Vasco

As escolas servem as  populações que vivem no meio rural.O administrador de Menongue, Miguel Dala Popular, disse que das unidades  sanitárias construídas no município constam três centros e dez postos de saúde que têm permitido prestar uma assistência mais humanizada.    
Miguel Dala Popular salientou que durante o ano, a Administração Municipal realizou igualmente várias acções, com destaque para campanhas de vacinação de rotina, elaboração do plano sanitário, aquisição e distribuição de medicamentos nas unidades sanitárias, para melhor assistência médica e medicamentosa das populações.
No quadro do Plano de Desenvolvimento do Município e do Programa Integrado de Combate à Pobreza foi possível ainda fornecer merenda escolar a 20.453 alunos que contribuiu para uma adesão massiva dos estudantes às aulas, inclusive nas aldeias.
O município de Menongue ganhou duas novas estruturas, o Aeroporto Comandante Kwenha, completamente modernizado, e  o Instituto Médio Agrário do Missombo. Também foram reabilitadas as vias secundárias e terciárias, pontes e houve a expansão da rede de distribuição de média e baixa tenção, além da conclusão de mais de 200 casas sociais e duas unidades hoteleiras. O administrador municipal de Menongue  disse que, nos próximos dias, entra em funcionamento uma nova central de captação, tratamento e distribuição de água potável, que vai beneficiar mais de 150 mil habitantes, além de um novo hospital com capacidade para 200 camas. “Começámos o ano com grande perspectiva de desenvolvimento e finalmente alcançamos os objectivos preconizados, no sentido de satisfazer as necessidades e preocupações a nível das comunas, aldeias e quimbos do município de Menongue”, disse. Por este facto, enalteceu todos os munícipes, empresários, sociedade civil e aquelas pessoas que directa ou indirectamente contribuíram para que o sucesso do município fosse alcançado.

Novos projectos


O administrador de Menongue, Miguel Dala Popular, informou que em 2015, a Administração Municipal vai apostar na execução de programas e projectos, recorrendo a recursos fiscais para o fortalecimento da economia a nível do município, com vista a permitir a angariação de fundos para dar  o suporte da  construção de mais infra-estruturas sociais, face à actual situação que o país vive, com a baixa de petróleo.
“Temos de fazer mais esforços para arrecadar  receitas para que possamos continuar a construir escolas, postos saúde, pontes, estradas e outras infra-estruturas, com realce para as localidades de Jamba Cueio, Caiundo, Caquindo e Dumbo, áreas prioritárias no próximo ano, tendo em vista a situação de extrema pobreza que as populações ainda vivem”, defendeu o administrador.
O administrador municipal de Menongue realçou que tem ainda como prioridade para 2015 prestar mais apoio à mulher rural e à juventude, para que as dificuldades que enfrentam possam ser ultrapassadas com acções concretas.

Tempo

Multimédia