Províncias

Tractores reforçam recolha de resíduos

Lourenço Bule | Menongue

O governador do Cuando Cubango, Pedro Mutindi, entregou ontem à Administração Municipal de Menongue quatro tractores, com as respectivas carroças, para o reforço da recolha de lixo na capital da província e nos bairros periféricos.

Fotografia: DR

Durante o acto de entrega dos referidos meios, que foi testemunhado pelas autoridades tradicionais e membros do Governo local, Pedro Mutindi pediu ao administrador municipal de Menongue, Júlio Vidigal, para prestar maior atenção ao saneamento básico do município,  no sentido de  se garantir  uma imagem digna de uma capital de província.
O governante realçou que é necessário que todos os munícipes se envolvam no combate cerrado contra o lixo, que a Administração Municipal de Menongue  está a levar a cabo, para manter a cidade, cada vez mais limpa, linda e funcional, conferindo maior dignidade aos munícipes.
Salientou que a recolha de resíduos sólidos na capital do Cuando Cubango vai, também, proporcionar uma nova imagem à urbe e garantir aos munícipes e visitantes mais saúde e momentos de lazer.
“O lixo é uma grande ameaça à saúde pública, porque provoca doenças como a malária, cólera, diarreias, sarna, entre outras”, disse, acrescentando que o Governo da província está ciente das suas responsabilidades e, por este facto, adquiriu mais  tractores, com as respectivas carroças, para melhorar a recolha dos resíduos sólidos.
Pedro Mutindi destacou que na cidade de Menongue e nos bairros periféricos, por serem muito extensos, a limpeza não depende apenas do Governo local ou da administração municipal, mas sim de todos os munícipes, para que as ruas possam estar sempre limpas.
Salientou que, além da recolha de resíduos sólidos, a Administração Municipal de Menongue está a efectuar vários trabalhos de embelezamento da cidade, mormente a poda de árvores, pintura de residências, passadeiras, lancis, colocação de postes de iluminação pública em várias artérias da cidade, bem como a reabilitação de sistemas de drenagem das águas pluviais e rupturas de canalização.
“Pretendemos com este projecto repor a verdadeira imagem que a cidade de Menongue teve no passado, quando era considerada uma das capitais de província mais limpas de Angola”, disse, garantindo que todo o esforço está a ser feito para que nos próximos dias se possa cumprir com este desiderato.

Tempo

Multimédia