Províncias

Vacinação contra a pólio

Carlos Paulino | Menongue

Mais de 84 mil crianças, dos zero aos cinco anos, vão ser vacinadas contra a poliomielite, de 11 a 13 do corrente mês, na província do Kuando-Kubango.

Mais de 84 mil crianças, dos zero aos cinco anos, vão ser vacinadas contra a poliomielite, de 11 a 13 do corrente mês, na província do Kuando-Kubango.
O director provincial da Saúde, Fernando Cassanga, disse na segunda-feira, em Menongue, durante um encontro com os membros do governo provincial, que marcou também a abertura oficial da primeira fase da campanha, que, para a efectivação do processo, estão disponíveis 90 mil doses de vacinas.
O responsável acrescentou que foram preparadas 272 equipas de vacinadores, 145 mobilizadores, 55 supervisores, dez coordenadores e nove comissões municipais.
Fernando Cassanga sublinhou que a maior dificuldade que o sector da Saúde enfrenta se prende, fundamentalmente, com a insuficiência de recursos financeiros, meios de transporte para atingir os municípios de difícil acesso, nomeadamente Mavinga, Rivungo, Dirico e Nancova, bem como a fraca participação das comissões coordenadoras municipais e o pouco envolvimento das autoridades tradicionais.
     Fernando Cassanga defendeu a necessidade do governo provincial redobrar esforços para que a campanha de vacinação contra a poliomielite atinja, sem sobressaltos, todas as localidades da região. Exortou, por outro lado, os pais e a população em geral no sentido de levarem as crianças aos postos de vacinação, para que a erradicação da pólio seja concretizada em África e no nosso país em particular.
 No Kuando-Kubango, a direcção provincial da Saúde vacinou, em 2009, 78.659 crianças contra a pólio, na primeira fase, 84.076, na segunda, e 78.036, na terceira fase.

Tempo

Multimédia