Províncias

Vacinadas milhares de cabeças de gado

Carlos Paulino | Menongue

Mais de 19.500 cabeças de cabeças de gado bovino foram vacinadas na primeira fase da campanha contra a febre aftosa, na comuna de Bondo Caíla, no município do Cuangar, província do Cuando Cubango, disse, ontem, em Menongue, o director provincial dos Serviços Veterinários.

Milhares de animais correm o risco de contaminação pela febre na localidade de Olupale por ser uma área de transumância
Fotografia: Weza Pascoal|Menongue

João Chamba referiu que os Serviços Veterinários incidiram a campanha de vacinação  na região de Ombalela, onde, em Maio último, foram detectados cinco animais infectados com a febre aftosa, e na localidade de Caiundo, num raio de aproximadamente 200 quilómetros, que constitui a zona de vigilância epidemiológica.
Para   imunizar os animais e evitar o alastramento da febre aftosa, envolveram-se 14 técnicos, especialmente formados para a trabalharem  na vacinação, disse o director provincial dos Serviços Veterinários, que referiu que, devido à gravidade da doença, está prevista para Agosto a administração da segunda dose de vacinação, para evitar o risco de contaminação pela febre aftosa que afecta, sobretudo, os bovinos, suínos, caprinos, ovinos e os antílopes.
Cerca de 30 mil animais podem estar em risco de contaminação pela febre aftosa, na localidade de Olupale, sobretudo por ser uma área de transumância, onde convergem várias espécies de gado, adiantou o director provincial dos Serviços Veterinários.
O responsável disse que enquanto decorrerem medidas sanitárias nas áreas afectadas pela doença continua em vigor a proibição temporária da comercialização de animais e produtos de origem animal no território do Cuando Cubango. Os animais infectados devem ser abatidos para evitar o contágio.”  O alargamento da área de vigilância e contenção para evitar o alastramento da doença a outras regiões da província, apesar de, até agora, não haver qualquer registo de morte de animais por esta doença, foi defendido pelo responsável dos Serviços Veterinários.

Tempo

Multimédia