Províncias

Vítimas das chuvas receberam apoios

Carlos Paulino | Menongue

Pelo menos 68 famílias, que correspondem a um total de 408 pessoas que foram desalojadas no bairro Terra Nova, em Menongue, Cuando Cubango, em consequência das fortes chuvas que se abateram nos últimos três meses sobre a região, receberam no sábado, mil chapas de zinco e 400 quilogramas de pregos para repararem as suas casas.

Governador Pedro Mutindi lamentou em Menongue a situação das vítimas
Fotografia: Nicolau Vasco | Edições Novembro

Os meios foram entregues pelo governador do Cuando Cubango, Pedro Mutindi, e cada família sinistrada recebeu 15 chapas de zinco e 500 gramas de pregos, para facilitar a reposição da cobertura das suas casas. O governante lamentou a situação das vítimas.Neste sentido, garantiu que o Governo vai continuar a apoiar as famílias que foram desalojadas pelas chuvas ao nível da província, principalmente dos municípios de Menongue, Cuito Cuanavale e de Mavinga, os mais afectados pelo fenómeno natural.
O secretário do bairro Terra Nova, João Kahiata, agradeceu o gesto do Governo da província do Cuando Cubango, atendendo que os meios entregues aos sinistrados da sua área de jurisdição vão ajudar os mesmos a regressarem às suas residências.
O responsável pediu ao governador que coloque à disposição dos moradores do bairro Terra Nova serviços sociais básicos, como energia eléctrica e água potável, bem como apoio em medicamentos e reinício das obras de construção de uma escola do ensino primário e do primeiro ciclo, paralisada há mais de três anos, e outros.
A construção de um posto policial e de residências para os professores e técnicos de saúde, bem como facilidades na emissão do bilhete de identidade, são outras prioridades.

Tempo

Multimédia