Províncias

Aeroporto de Carianga em obras de ampliação

Manuel Fontoura | Ndalatando

O aeroporto de Carianga, a 20 quilómetros de Ndalatando, está a ser alvo de obras de reabilitação, ampliação e apetrechamento com meios modernos e tecnológicos de última geração, no âmbito do programa de reconstrução nacional, constatou o Jornal de Angola.

Estão também a ser construídas instalações para os Serviços de Bombeiros
Fotografia: André Brandão | Ndalatando

O aeroporto de Carianga, a 20 quilómetros de Ndalatando, está a ser alvo de obras de reabilitação, ampliação e apetrechamento com meios modernos e tecnológicos de última geração, no âmbito do programa de reconstrução nacional, constatou o Jornal de Angola.
As obras, a cargo da empreiteira cubana Imbondex, estão orçadas em 50 milhões de dólares. O director da Unidade Básica da empreiteira no Kwanza-Norte, Miguel Rapado Naranjo, disse na terça-feira que a pista do aeroporto vai ter 2.120 metros de comprimento, contra os actuais dois mil.
Para além da pista, que neste momento já recebe o tapete de asfalto, os trabalhos consistem na reparação e modernização do hangar (local onde se guardam os aviões) e de infra-estruturas para o Serviço de Bombeiros antes inexistentes.
Com cerca de 130 trabalhadores nacionais, recrutados localmente, e 40 técnicos cubanos, os trabalhos começaram em Outubro de 2009 e devem terminar no segundo semestre de 2011.
“Com esta remodelação, a província terá praticamente um aeroporto novo. A pista e demais repartições obedecerão a todas as normas recomendadas internacionalmente”, disse o director da Unidade Básica da Imbondex. Miguel Rapado Naranjo acrescentou que o aeroporto poderá receber aviões com capacidade para transportar mais de 50 passageiros, como é o caso do modelo Focker.
“A obra encontra-se a 40 por cento de execução. Tudo está funcional, devido ao abastecimento atempado de material, vindo na sua maioria do exterior do país”, disse Miguel Rapado Naranjo, acrescentando que o asfalto é fornecido pela empresa Angolaca.

População aplaude

A propósito da reabilitação e ampliação do aeroporto de Carianga, a nossa reportagem ouviu alguns cidadãos da região, que se mostraram entusiasmados com a obra. 
O funcionário público Almeida do Nascimento disse que a reabilitação do aeroporto vai facilitar a livre circulação de pessoas e bens e incentivar o desenvolvimento da região.
“A reabilitação total do aeroporto de Carianga, há muito abandonado, é um acontecimento que ficará registado nas nossas vidas”, disse Almeida do Nascimento, que louvou os esforços do Governo que visam a melhoria de vida da população.
Para os professores José Domingos e Márcia dos Prazeres, com a abertura do aeroporto a província poderá granjear outros níveis de desenvolvimento.
“Com as estradas melhoradas, já poderemos escolher entre viajar de carro ou de avião. Basta que as condições financeiras estejam preparadas”, disse Márcia dos Prazeres.

Tempo

Multimédia