Províncias

Água e energia eléctrica preocupam moradores

André Brandão | Ndalatando

Moradores do bairro Sassa, arredores da cidade de Ndalatando, no Cuanza-Norte, solicitaram ao governo provincial maior rapidez na resolução dos serviços sociais básicos, consubstanciados na construção de uma escola do segundo ciclo, extensão da rede eléctrica, abastecimento de água potável, melhoria do saneamento básico e requalificação das ruas.

População do bairro Sassa e arredores ainda percorre longas distâncias em busca de água
Fotografia: Nilo Mateus | Edições Novembro

As preocupações foram apresentadas ao governador provincial, José Maria Ferraz dos Santos, durante o primeiro encontro de auscultação e concertação social, realizado no bairro Sassa, onde os moradores exigiram, de igual modo, maior policiamento não só naquele perímetro, mas também nas áreas circunvizinhos, como Vieta e Camundai, tendo em conta o aumento da onda de assaltos nos últimos tempos. A representante da mulher rural do bairro Sassa, Joana Sebastião Zangui, falou da necessidade do reforço do policiamento e iluminação pública, construção de um mercado, autocarros públicos e construção de escolas do ensino médio.
Para o representante dos antigos combatentes, Adilson Pedro, que enalteceu a iniciativa do Governo de auscultar a população para saber os reais problemas que vivem os moradores do bairro Sassa, a falta de material para a criação de pequenos negócios constitui uma complicação para os moradores daquela localidade.
O responsável das autoridades tradicionais, Borges Tonguina, explicou que a falta de um centro de formação profissional, bem como a melhoria do abastecimento de água potável constam dos problemas das comunidades, factos que têm criado constrangimento aos jovens que precisam de deslocar-se a outras localidades em busca de formação.
Em nome da juventude do bairro Sassa, Teodoro Pereira Chumbo pediu maior transparência dos concursos públicos, bem como a construção de campos multiusos. O governador disse ter tomado nota das questões apresentadas e garantiu resolve-las o mais rápido possível.

Tempo

Multimédia