Províncias

Água Para Todos chega ao Terreiro

Kátia Ramos | Ndalatando

A população da comuna do Terreiro, município de Bolongongo, passou a ter, desde há alguns dias, água potável, através de dois fontanários inaugurados pelo primeiro secretário provincial do MPLA, Henrique Júnior.

Momento em que era inaugurado o fontenário na comuna do Terreiro
Fotografia: Kátia Ramos

A população da comuna do Terreiro, município de Bolongongo, passou a ter, desde há alguns dias, água potável, através de dois fontanários inaugurados pelo primeiro secretário provincial do MPLA, Henrique Júnior.
Os dois fontanários foram inaugurados no município, no quadro das comemorações dos 54º aniversário da fundação do partido no poder e integram o programa do Executivo denominado “Água Para Todos”, que visa diminuir a carência de água potável. Para além dos chafarizes, foram igualmente construídas lavandarias.
Os chafarizes têm capacidade de bombear, aproximadamente, 98,12 metros cúbicos de água por hora e estão dotados de sistema de canalização para as residências.
A execução do sistema de abastecimento foi feita através da reabilitação de conduta de 100 milímetros de espessura, com a construção de um tanque com capacidade 40 metros cúbicos para o armazenamento de água bruta e filtrada, e que orçou em 94 milhões de kwanzas.
De acordo com o chefe de departamento das Águas da direcção provincial de Energia e Águas, True Zangui, o projecto vai abranger outras áreas da mesma região, com o objectivo de garantir o acesso à água potável a todos munícipes.
Salientou que, além da distribuição de água ao domicílio, a segunda fase do projecto reserva a construção de mais cinco fontanários noutras zonas rurais do município.
Para o próximo ano, está também prevista a construção e reabilitação de salas de aula e postos de saúde, indo as administrações contratar mais quadros técnicos, principalmente nas áreas da Saúde e Educação.
O governador do Kwanza-Norte ofereceu ainda vários bens de primeira necessidade, como óleo, sabão, peixe seco, roupa usada, panos, utensílios de cozinha, material desportivo, geradores e televisores, entre outros.

Tempo

Multimédia