Províncias

Áreas de produção com vias de acesso em boas condições

André Brandão | Ndalatando

As vias de acesso às principais áreas de produção agrícola do município de Cambambe vão ser reabilitadas, para facilitar as trocas comerciais.

O trabalho já começou com a reparação do troço que dá acesso à sede comunal de Massangano.
O governador provincial do Cuanza Norte, José Maria dos Santos, fez tais pronunciamentos, no final de semana, na localidade de Kangenhe, Massangano, durante a sua primeira visita de trabalho à localidade.
O governante considerou Cambambe um município muito importante para o desenvolvimento do país, por possuir recursos hídricos abundantes, potencialidade agrícola e de produção energética, através da barragem hidroeléctrica de Cambambe.
A população e os agricultores, acrescentou, enfrentam sérios desafios para circularem, o que contribui para a deterioração de muita produção no campo.
O governador indicou que a via de onze quilómetros entre a estrada nacional 230 e a localidade Kangenhe consta entre as prioridades, pelo facto de estar mais danificada do que as restantes.
“Teremos de atacar todas as vias que dificultam a circulação de pessoas e bens, atrapalham o escoamento da produção agrícola e as trocas comerciais entre o campo e a cidade", disse José Maria dos Santos.
O governador anunciou ainda a construção em breve de uma escola e de um centro médico na localidade de Kangenhe, que alberga mais de 500 habitantes.
O soba da região de Kangenhe, Francisco Neto, expressou satisfação com a garantia de reabilitação das vias de acesso, dada pelo governador, e lembrou que, há mais de 30 anos, nenhum governador visitou a região, que tem solos férteis e água abundante para a produção agrícola e pesqueira. A autoridade tradicional disse que a localidade possui apenas uma escola, que funciona no edifício da Igreja Católica, assegurada por dois professores, que leccionam da 1ª à 6ª classe. Há também um posto de saúde, controlado por um enfermeiro, que não satisfaz a procura da população.

Tempo

Multimédia