Províncias

Autoridades municipais combatem a tubercolose

Silvino Fortunato | Golungo Alto

O combate à tuberculose vai ganhar um novo impulso no município do Golungo Alto, fruto da inauguração de um centro de diagnóstico e tratamento da doença, pelo governador Henrique Júnior.

Centro de diagnóstico e de tratamento da doença na região foi inaugurado no Dia da Paz
Fotografia: Dombele Bernardo

Inaugurada no quadro do Dia da Paz, o centro vai acabar com as longas caminhadas que os doentes percorriam até Ndalatando, para receber tratamento da tuberculose.O edifício, que foi construído no âmbito da municipalização dos serviços de saúde, tem duas enfermarias, farmácia, sala de supervisão, compartimento de observações e sala de pesquisa equipada com tecnologia moderna.A par do centro de tratamento da tuberculose, o município ganhou outros empreendimentos sociais, com destaque para uma escola do primeiro ciclo, com seis salas e uma capacidade para 420 alunos, inaugurada no sector de Cabinda, do Golungo Alto.Para o apoio às actividades escolares do município, o governador Henrique Júnior entregou uma viatura à repartição da Educação.
Na vila de Cambondo, o governador inaugurou a residência do administrador comunal e a sede da administração local. Henrique Júnior ofereceu uma residência, completamente mobilada a um casal que em três partos, gerou nove filhos.
 Os últimos trigémeos nasceram há um ano.A casa tem três quartos, sendo um deles com seis berçários.

Tempo

Multimédia