Províncias

Autoridades provinciais apostam na aquicultura

Marcelo Manuel | Ndalatando

As autoridades do Cuanza Norte estão a preparar uma formação para pescadores dos dez municípios da província em matérias ligadas à piscicultura, revelou ontem, em Ndalatando, o director da Agricultura.

Fernando Humberto Mesquita informou que a acção formativa e a expansão da prática da aquicultura na província visam a redução das importações de cacusso.
 O projecto, disse o responsável, é uma iniciativa do Ministério das Pescas e levado a cabo pelo governo do Cuanza Norte.  Está enquadrado no Centro de Larvicultura do Mucoso, Cambambe, que fornece peixes criados em cativeiro com qualidade e a baixo preço.
O director provincial da Agricultura salientou que a primeira fase de formação começa no dia 28, no município de Samba Caju.
Disse que vão participar também da formação agricultores dos municípios de Ambaca, Banga, Bolongongo e Quiculungo.
No dia 29, o município de Cazengo acolhe acções de formação dos piscicultores de Lucala, Golungo Alto e Ngonguembo. Depois é a vez de Cambambe.  O responsável da Agricultura na província, Humberto Mesquita, frisou que a formação permite aos agricultores aprender a manipular e transportar as larvas do Cacusso, manejo de cultivo, engorda e gestação da alimentação do pescado, monitorização da água dos tanques de criação, medidas de higiene e sanidade na aquicultura.
A formação, segundo o director provincial da Agricultura, inclui aulas práticas sobre os métodos de administração da ração, fertilização e qualidade da água, cuidados sanitários, sistemas de gaiolas.
O director provincial da Agricultura revelou que 100 pescadores fluviais de Ngolome, no município de Cambambe, pertencentes a cinco associações, receberam dez embarcações a motor, anzóis, linhas, redes, coletes salva-vidas e baldes, materiais distribuídos pelo Ministério das Pescas, com o objectivo de melhorar os índices de captura.
Humberto Mesquita avançou que  as embarcações, com capacidade para transportar dez pescadores, têm quatro metros de comprimento e o motor, a potência de 15 cavalos.

Tempo

Multimédia