Províncias

Boas condições climatéricas favorecem a campanha agrícola

Manuel Fontoura | Ndalatando

A campanha agrícola 2015-2016 foi proveitosa em toda a extensão da província do Cuanza Norte, fruto das boas condições climatéricas, disse ontem o chefe de departamento do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).

Milhares de camponeses integradas na campanha agrícola estão apostados em aumentar os níveis de produção nas comunidades
Fotografia: Nilo Mateus

Paulo Bungo acrescentou que cerca de 850 mil toneladas de amendoim, milho, feijão, batata-doce, mandioca e banana foram produzidas na província, numa área de 88.993 hectares.
O chefe de departamento do Instituto de Desenvolvimento Agrário explicou que a comercialização dos produtos do campo constitui um dos factores determinantes para incentivar o aumento da produção, além do uso das técnicas recomendadas."Os camponeses enfrentam sérias dificuldades no escoamento dos produtos, pois as vias terciárias nos principais pólos de produção estão degradadas, o que tem vindo a dificultar ainda mais o processo de comercialização”.
Paulo Bungo disse que as Estações de Desenvolvimento Agrário implementaram uma série de actividades técnicas, com vista a incentivar o aumento da produção e produtividade das culturas acima referenciadas, tidas como culturas de ciclo curto. O chefe de departamento do Instituto de Desenvolvimento Agrário informou que as actividades desenvolvidas durante a primeira época da campanha agrícola 2015-2016 cingiram-se ao levantamento comunitário, enquadramento de famílias camponesas, formação de associações de camponeses e cooperativas agrícolas, capacitação e formação de líderes, acompanhamento de preparação de terras, aprovisionamento e distribuição de factores de produção e tantas outras, visando o aumento da produção.
Paulo Bungo disse que foram implementados na província o Programa de Extensão e Desenvolvimento Rural (PEDR), o Programa de Fomento Agrícola, o Programa de Reinserção dos Desmobilizados e o Programa de Combate à Fome e à Pobreza.

Tempo

Multimédia