Províncias

Cambambe tem

Marcelo Manuel| Cambambe

Os principais problemas sociais e económicos do município de Cambambe vão ser identificados com mais facilidade, com a criação do perfil dinâmico local, aprovado na cidade do Dondo, por membros do Governo Provincial e do conselho de auscultação. 

Parte frontal da Administração Municipal de Cambambe onde são gizados vários projectos para melhorar a qualidade de vida da população
Fotografia: Marcelo Manuel

Criado pelo Fundo de Apoio Social o perfil dinâmico de Cambambe contém informações fiáveis que podem posicionar o município em relação aos indicadores e metas estabelecidas pelo Executivo, a par de garantir a criação de premissas para cobertura dos serviços essenciais e diminuição das assimetrias.
A administradora adjunta de Cambambe, Leonor Garibaldi, frisou na ocasião que um dos principais objectivos da criação do perfil é a identificação e redução dos focos de pobreza, a indicação das prioridades para o desenvolvimento do município.
“Agora temos as condições para a criação de um instrumento de base para a elaboração de programas e projectos em prol do bem-estar das populações”, disse. Sublinhou que a o perfil salvaguarda todos os aspectos culturais e históricos do município, mormente os ligados à sua origem, factos históricos e suas particularidades, as personalidades mais marcantes durante o processo de luta de resistência ao colonialismo. A introdução dos aspectos ligados à ecologia, situação demográfica, caracterização institucional e outros foram inseridos, para servirem de referência à avaliação do impacto dos programas e projectos executados.
Para Leonor Garibaldi, a criação do perfil dinâmico do município vai permitir ainda uma melhor definição das acções prioritárias de desenvolvimento, a serem estabelecidas a curto e médio prazos, sobretudo os problemas ligados aos focos de pobreza, identificados através dos inquéritos realizados aos 450 agregados familiares.
Entre outras premissas do perfil, apontou a criação de oportunidades para a monitoria de mudanças a ocorrerem durante os tempos vindouros, preparação e propostas de projectos, a partilha de conhecimentos com potenciais investidores que queiram trabalhar no município.
A Administração Municipal de Cambambe, garantiu, pretende rever o seu perfil de dois em dois anos, para possibilitar a medição e constatação dos índices de progresso nos diferentes sectores.

Tempo

Multimédia