Províncias

Camponeses da Banga recebem sementes

Pelo menos 3.777 famílias camponesas do município da Banga, província do Kwanza-Norte, estão a receber sementes desde segunda-feira, um apoio da administração municipal destinado à produção de hortícolas, no quadro da segunda fase da campanha anual de produção agrícola.

Fotografia: JAIMAGEM

Esta medida enquadra-se no programa do Governo Provincial dirigida ao combate à pobreza, disse à Angop o responsável da área económica da administração municipal da Banga, Domingos Gomes.
 A intenção, esclareceu, é motivar os camponeses a elevarem o seu empenho, no âmbito do programa de combate à pobreza, e garantir a auto-suficiência alimentar na região.
 A medida resulta do facto de se verificar uma escassez de produtos hortícolas na região, fruto das dificuldades financeiras com que os produtores se debatem para a aquisição de sementes, associada à falta de orientação técnica, uma realidade que a administração pretende ver resolvida através da concessão de vários apoios.
A acção vai ser, ainda, acompanhada pela concessão de apoio técnico aos produtores para adopção do uso de fertilizantes químicos ou naturais, diversificação das culturas e uso de novas técnicas de cultivo.
O apoio que está a ser concedido actualmente aos camponeses abarca a atribuição aos produtores associados e isolados, de sementes de repolho, couve, tomate, quiabo, alface, cebola e cenoura. Esclareceu que as sementes são entregues às administrações, que têm a missão de as distribuir aos camponeses.

Tempo

Multimédia