Províncias

Cazengo constrói casas para funcionários

André Brandão | Ndalatando

A administração municipal do Cazengo, no Kwanza-Norte, vai construir este ano casas para os técnicos de saúde nas comunidades de Kissekula, Catamba, Quilómetro 13 e Zanga, e reforçar as campanhas de vacinação de rotina.

A administradora municipal do Cazengo, Edviges de Jesus Ribeiro, que falava numa reunião do conselho de auscultação e concertação social, informou que as autoridades locais vão apoiar os programas de combate às grandes endemias, nomeadamente a malária, Sida doença do sono e reabilitar o sistema de fornecimento de água potável e energia eléctrica nas diversas unidades sanitárias.
O programa prevê ainda a instalação e criação de um laboratório no posto de saúde de Kipata, manutenção do centro de saúde do Sassa e  posto da Kipata, apoiar a promoção da saúde, aquisição de medicamentos e material gastável, construção do sistema de captação e distribuição de água potável na comunidade de Kirima dos Embondeiros.
Edviges Ribeiro sublinhou que a administração vai fazer a gestão e manutenção das escolas do ensino primário e do primeiro ciclo e promover feiras, mercados e pequenas moagens nas localidades de Kirima do Hola, Zanga e Zavula.“Vamos construir e apetrechar uma escola com quatro salas para o ensino primário e primeiro ciclo na comunidade de Catari, sector de Zavula, reabilitar e ampliar outra no Zavula, a ponte sobre o rio Lússue na comuna de Canhoca, o posto de saúde de Catamba e as vias terciárias”, informou a administradora do Cazengo.
O município do Cazengo, acrescentou, vai ter um programa específico de intervenção nas vias secundárias e terciárias.
 A administradora do Cazengo anunciou a extensão da merenda escolar a todas as escolas do ensino primário das aldeias do Zanga e Zavula, criação de postos móveis para o registo civil e comunitário, a arborização e brigadas comunitárias de limpeza.
Edviges de Jesus Ribeiro disse ainda que a sua administração vai formar técnicos em nutrição e culinária, apoiar as cooperativas e associações de camponeses com ferramentas agrícolas.

Tempo

Multimédia