Províncias

Cazengo trata da imagem urbanística

Marcelo Manuel |Cazengo

O município do Cazengo, Kwanza-Norte, vai apresentar uma nova imagem urbanística e arquitectónica, no âmbito do seu plano director, que deve ser aprovado brevemente.

Projecto vai permitir a elaboração das regras que regem a transformação do município
Fotografia: Jornal de Angola |

Os membros do Conselho de Concertação e Auscultação Social e funcionários da administração municipal reuniram-se em Ndalatando para abordar os trâmites essenciais da proposta para a aprovação e mais uma fase do plano director de Cazengo.
Nesta terceira fase de discussão, foi traçado o projecto urbanístico e arquitectónico da sede municipal da província do Kwanza-Norte, para os próximos 20 anos.
Na reunião, o vice-governador para o sector técnico e infra-estruturas, Erlindo Lidador, frisou que a materialização dos planos directores municipais responde às ddecisões do Executivo, visando uma melhor ordenação do território.
O concurso para a execução de planos directores na província do Kwanza-Norte foi lançado, há dois anos, permitindo a materialização e a aprovação dos roteiros dos municípios de Ambaca e Lucala.
Erlindo Lidador disse que, após a sua conclusão, o plano vai ser apresentado à sociedade civil, para conhecer as suas características e importância.
A administradora municipal de Cazengo, Edviges de Jesus, informou que a compilação total do projecto vai permitir a elaboração das regras que regem a ocupação, usos e transformação do território do município.
O documento, referiu a administradora de Cazengo, vai igualmente definir as normas gerais para a elaboração de planos de urbanização e requalificação de alguns bairros da cidade de Ndalatando.
Quanto à reunião de ontem, a administradora considerou a ocasião como oportunidade fundamental para a discussão da elaboração de um documento final participativo e de fácil execução. Depois das melhorias propostas pelos membros do conselho, o documento vai merecer a análise de um consultor e, em seguida, vai à aprovação do Governo Provincial.
Enquanto isso, as autoridades provinciais de Kwanza-Norte vão continuar a recolher contribuições para que a sede municipal de Cazengo possam ganhar uma nova imagem, garantiu o vice-governador Erlindo Lidador.

Tempo

Multimédia