Províncias

Centenas de vagas disponíveis na Lunda Norte

Victorino Matias |Dundo

A Universidade Lueji A´nkonde disponibiliza, para o ano lectivo de 2015, um total de 1.315 vagas para a população estudantil das províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Malanje, revelou o vice-reitor para a área académica.

Neste momento está a decorrer em todas as unidades orgânicas da Universidade o processo de inscrição para o ingresso de novos candidatos
Fotografia: Paula Mulaza|

Gilberto Nhongola disse que as vagas disponíveis para a Universidade estão subdivididas em unidades orgânicas da quarta região académica, sendo 410 para a Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte, 215 para a Escola Superior Politécnica do Cuango, 65 disponíveis na Faculdade de Direito e 180 a nível da Faculdade de Economia, o que corresponde a 870 para a província.
Para as províncias da Lunda Sul e Malanje, salientou o vice-reitor, a população estudantil vai contar com 495 lugares, através da Escola Superior Politécnica de Saurimo, e com 50 pela Faculdade de Medicina.
Gilberto Nhongola informou que neste momento está a decorrer em todas as unidades orgânicas da Universidade o processo de inscrição para o ingresso de novos candidatos, registando-se ainda pouca adesão por parte dos candidatos, visto que muitas escolas do II ciclo do ensino secundário médio e pré-universitário não fizeram a entrega dos certificados aos alunos. As inscrições começaram no dia 5 e terminam a 24. Mas as unidades orgânicas podem prolongar o prazo das inscrições de forma a permitir o ingresso do maior número de candidatos.Todas as condições materiais e humanas foram criadas no sentido de se proporcionar um melhor atendimento aos candidatos que acorrerem às instalações das escolas superiores e faculdades da Universidade Lueji A´nkonde durante o processo de inscrição.
Os exames de acesso a Universidade têm lugar entre os dias 2 e 7 de Fevereiro, motivo pelo qual os candidatos e comunidade académica devem optar pela pontualidade, para não perderem vaga por atraso.
Em Abril são graduados os primeiros licenciados da Universidade Lueji A´nkonde, através das suas unidades orgânicas da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte, Escola Superior Politécnica do Saurimo e da Faculdade de Medicina.
Sem avançar o número exacto dos futuros licenciados da Escola Politécnica do Saurimo, o vice-reitor revelou que são mais de 300 finalistas, sendo 32 da Faculdade de Medicina, que realizam o estágio em Lisboa, enquanto 182 outros da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte se encontram na fase da entrega e defesa de monografias.

Unidade orgânica


 Universidade vai realizar também o mestrado em colaboração com a Universidade de São Paulo (Brasil).
Este curso destina-se somente aos professores das unidades orgânicas da Universidade Lueji A’nkonde, de modo a elevar o nível académico e corresponder às exigências do professorado.
Professores brasileiros são recebidos em breve no Dundo, para que comece o curso de agregação pedagógica destinado aos docentes.
“Os demais interessados podem inscrever-se, custeando deste modo a formação”, disse o responsável académico.

Tempo

Multimédia