Províncias

Colheita atinge milhares de toneladas de culturas

Agricultores do município de Ambaca, província do Cuanza Norte, atingiram uma safra de 9.693 toneladas de produtos agrícolas diversos, no quadro da segunda época da campanha agrícola 2013/2014, disse à Angop o responsável da Repartição Municipal da Agricultura, Silvano Cuto.

Chuvas regulares foram um dos factores que contribuíram para a elevação da produção
Fotografia: Dombele Bernardo

Entre as culturas produzidas, constam 5.635 toneladas de batata, 2.529 toneladas de mandioca, 304 toneladas de amendoim, 169 toneladas de feijão e 56 toneladas de milho.
Em relação à campanha agrícola anterior registou-se um crescimento de quatro toneladas do volume da produção.
As chuvas regulares foram um dos factores que contribuíram para a elevação dos níveis de produção. A região registou um nível de precipitação estimado em 1.200 milímetros, considerado satisfatório para a prática agrícola. No quadro da criação de condições técnicas para a campanha agrícola, foram lavrados 2.817 hectares. Já decorrem trabalhos de preparação de 150 hectares, visando a segunda época da campanha agrícola, destinada à produção de hortícolas.
O município de Ambaca controla 11.680 famílias camponesas, organizadas em 28 associações e sete cooperativas agrícolas que têm beneficiado do apoio técnico regular da Estação de Desenvolvimento A­grário (EDA), sobretudo no concernente à adopção de novas técnicas de cultivo.
O município de Ambaca está 180 quilómetros a norte de Ndalatando, tem uma extensão territorial de 3.800 quilómetros quadrados e uma população estimada em mais de 80 mil habitantes, que têm a agricultura como principal fonte de subsistência.

Tempo

Multimédia