Províncias

Combate ao tétano

As autoridades sanitárias do município do Ngonguembo, na província do Cuanza- Norte, pretendem reforçar a imunização feminina contra o tétano, ao vacinar 330 mulheres contra a doença, de Janeiro a Outubro do ano em curso, contra as 142 imunizadas em igual período homólogo do ano 2016.

Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro

A informação foi prestada ontem à Angop  pela responsável do programa de saúde reprodutiva do Hospital Municipal, Maria Viande, esclarecendo que as referidas mulheres foram vacinadas em diversas campanhas de rotina destinadas a prevenir a doença em mulheres grávidas e em idade fértil.
Maria Viande disse  que durante o período em análise a instituição assistiu 113 partos, sendo 36 domiciliares, que resultaram em três nados-mortos, e transferidas oito parturientes para o Hospital Central de Ndalatando, por apresentarem diagnóstico de risco.
Ainda no quadro da assistência materno-infantil, Maria Viande disse que a instituição assistiu 546 mulheres em consultas pré-natais, sendo 161 pela primeira vez, enquanto 133 mulheres aderiram ao programa de planeamento familiar.
No âmbito do programa de combate e diagnóstico a doenças sexualmente transmissíveis, Maria Viande indicou o registo de um caso de  VIH-Sida e  três casos de hepatite B.

Tempo

Multimédia