Províncias

Comunidade da aldeia de Canzondo ganhou novos equipamentos sociais

A comunidade de Cazondo, nos arredores de Ndalatando, passou a usufruir de novos equipamentos sociais, na última quinta-feira, quando foram inauguradas pelo governador Henrique André Júnior.

As obras que foram projectadas a partir do Fundo de Gestão Municipal constam do Programa de Desenvolvimento Rural
Fotografia: Marcelo Manuel

A comunidade de Cazondo, nos arredores de Ndalatando, passou a usufruir de novos equipamentos sociais, na última quinta-feira, quando foram inauguradas pelo governador Henrique André Júnior.
Entre os empreendimentos encontram-se uma ponte metálica, um posto de saúde e um chafariz, obras que marcam o actual cenário de crescimento social e económico daquela localidade do município de Cazengo.
As obras, que foram projectadas a partir do Fundo de Gestão Municipal, constam do Programa de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza.
O director provincial do Instituto Nacional de Estradas (INEA) no Kwanza-Norte, Mendonça Luís, disse que a ponte tem uma extensão de 18 metros de comprimento e quatro de largura, sendo suportada por duas muralhas em betão.
A infra-estrutura, construída de raiz durante seis meses e com uma garantia de dez anos, é do tipo compacto e suporta cerca de 45 toneladas. Quanto ao posto de saúde, possui quatro camas, sala de espera, de tratamento e de atendimento pré-natal, consultório, enfermaria e farmácia. O seu funcionamento diário é garantido por um enfermeiro.
O chafariz, forjado a partir do rio Camuaxi, situado a cerca de quatro quilómetros de Canzondo, funciona com duas torneiras e o abastecimento é suportado por um tanque de 10 mil metros cúbicos. Resolver o problema do povo
O governador do Kwanza-Norte frisou que a construção e reabilitação, em curso, de empreendimentos económicos, sociais e culturais, constam das prioridades do Executivo, e destinam-se a cumprir o objectivo delineado por Agostinho Neto assente na ideia de que “o mais importante é resolver os problemas do povo”. Henrique André Júnior destacou a necessidade de uma maior produção agrícola por parte da população local para que se melhore a qualidade de vida de cada cidadão e se consolide o Programa Nacional de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza.
A par da actividade realizada em Canzondo, o governador procedeu ainda, em Ndalatando, à inauguração de uma exposição fotográfica de mais de 100 postais, que ilustram a vida de Agostinho Neto.
O governador encontrou-se ainda com várias crianças da Organização do Pioneiro Angolano (OPA), às quais explicou a trajectória da vida do Herói Nacional, enquanto médico, guerrilheiro e político. Além disso, garantiu-lhes que haverá um maior empenho das autoridades, em relação à massificação e expansão do desporto escolar, principalmente nas modalidades de basquetebol, futebol, atletismo e voleibol, com o objectivo de criar bons desportistas para as selecções nacionais.
Para esta empreitada, o governo conta com o apoio de todos.

Tempo

Multimédia