Províncias

Consultas grátis em Cabinda

Marcelo Manuel| Gulungo-Alto

Perto de 800 pessoas, entre crianças e adultos do sector de Cabinda, no município do Golungo-Alto, Cuanza Norte, receberam consultas grátis de nutrição, puericultura, tensão arterial, glicemia, pré-natal, no âmbito da implementação do Programa de Municipalização dos Cuidados Primários de saúde.

A feira de saúde contou com o envolvimento de 46 técnicos, entre agentes de campo, supervisores e gestores de cuidados da consultora do Governo Provincial em parceria  com os enfermeiros locais. Tratou-se da primeira actividade do género na comunidade.
A coordenadora técnica da saúde no Golungo-Alto, Nely Raquel, informou que foram realizadas durante a realização da feira 61 consultas de rotina, 43 de nutrição e igual número de puericultura, 51 de tensão arterial, com 11 casos positivos, 21 consultas de glicemia, das quais sete pacientes diagnosticados com diabete.
Foram ainda feitas seis consultas pré-natal, 16 testes de VIH/Sida, com um caso positivo, 31 análises de malária. Na feira também foram vacinadas 350 crianças, contra
BCG, poliomielite, febre-amarela, pentavalente, sarampo e tétano.Foi também lançada uma  campanha sobre os cuidados a ter em conta com a higiene bucal, daí terem sido entregues 108 escovas e igual número de pastas de dentes a criança menores de 10 anos.
Os agentes de campo ensinaram também os adultos sobre o uso correcto do mosquiteiro impregnados , além terem sido ministradas palestras sobre cuidados básicos de saúde, aleitamento materno,  prevenção contra a malária, tratamento de água para beber e como fazer o soro caseiro, para crianças e adultos com disenteria.
O regedor de Cabinda do Golungo, Conceição António Gamboa, mostrou-se satisfeito com a qualidade, rapidez e eficácia demonstrada pelos técnicos de saúde, tendo destacado a importância da vacinação, aleitamento e transmissão de cuidados primários na melhoria da qualidade de vida da população. “Esperamos que haja mais feira do género na nossa localidade”, disse.

Tempo

Multimédia