Províncias

Docentes participam em seminário de capacitação

Manuel Fontoura

Cerca de quatro mil  professores, inscritos no sector da Educação, no Cuanza-Norte, participam de 21 a 25 do corrente, num seminário de capacitação, promovido pelo Gabinete Provincial da Educação, no quadro da formação contínua de formadores e supervisores das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), a decorrer nas distintas localidades.

Fotografia: DR

O seminário tem como objectivo a planificação e gestão de todo o processo docente educativo em todos os subsistemas de ensino, capacitar os docentes para o domínio da metodologia científica de cada disciplina, conferir espírito científico ao trabalho docente, ensinar a manusear os instrumentos lógicos de trabalho intelectual e uniformizar o ensino na província.
 Depois da abertura feita pelo director do Gabinete Provincial de Educação, Manuel Lourenço, os professores foram distribuídos em salas por disciplinas para abordarem a componente pedagógica na formação dos objectivos específicos, análise metodológica do programa de cada disciplina e planificação  como base didáctica da micro-planificação.
Outros temas como, métodos e meios de ensino, directrizes no cumprimento dos fins orientados, tratamento metodológico do primeiro, segundo e terceiro trimestres, elaboração de uma aula e apresentação da aula planificada serão igualmente abordados  na acção formativa.
 O director do Gabinete Provincial da Educação, Manuel Lourenço, disse que este seminário serve para dar cumprimento a todos os procedimentos legais que regem o processo de ensino e aprendizagem em Angola, concretamente as normas que foram estipuladas para o processo de ensino no ano em curso, no âmbito do decreto 160/18.
Para o responsável, a presença massiva dos professores na formação, demonstra o espírito de humildade da classe docente, o interesse e a capacidade de formação contínua.

Tempo

Multimédia