Províncias

Dondo melhora abastecimento de energia eléctrica

A Empresa Nacional de Electricidade (ENE) tem em curso um projecto de melhoria do abastecimento de energia eléctrica ao município de Cambambe, província do Cuanza Norte, marcado pela progressiva revitalização da rede urbana da cidade do Dondo e bairros periféricos, até então em estado obsoleto.

Intervenção feita em diferentes ramais elevou os níveis de distribuição de energia eléctrica na cidade do Dondo e arredores
Fotografia: Fernando Camilo |

O engenheiro Kanza Bakotiza, responsável da divisão de manutenção e distribuição do município, informou que os trabalhos, iniciados em Outubro de 2013, permitiram já a substituição de mais quatro mil metros de cabos diversos, com dimensões variáveis entre os 95 e 180 milímetros, facto que permitiu a melhoria significativa no abastecimento de energia para mais de cinco mil residências da cidade do Dondo.
Com a intervenção feita em diferentes ramais, constata-se actualmente uma elevação nos níveis de distribuição de energia na ordem dos 85 por cento, sendo que os 15 outros em falta se resumem nas perspectivas do reforço no abastecimento de electricidade à localidade do Mucoso, arredores da cidade do Dondo onde, além da instalação de um transformador de 500 KVA, vão ser substituídos vários ramais para condutores de maior capacidade, visando o reforço da rede de distribuição.
 No quadro das acções viradas para a melhoria do abastecimento de energia, o responsável referiu que foram instalados sete postos de transformação (Pt’s), com capacidades variáveis entre os 250 e 1.600 KVA, nos bairros da Maxinde e Terra Nova (Alto- Dondo), bem como em Cacesse, Cafuma, Cidade e Cahoios, onde o problema do abastecimento de energia era mais acentuada.
A par de tais acções, outros 24 Pt’s já instalados vão entrar em serviço até ao final do ano, numa altura em que se aguarda apenas pela conclusão dos trabalhos de ordem técnica, levados a cabo pelo governo da província, o que vai contribuir para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia.
Kanza Bakotiza disse estarem em curso várias acções no domínio da energia, para satisfação dos munícipes, dado que até ao mês de Dezembro, prevê -se a efectivação de cerca de  6. 500 ligações domiciliares no casco urbano e periferia da cidade do Dondo. O responsável da divisão de manutenção e distribuição do município explicou que  a cidade do Dondo teve graves problemas no fornecimento de energia, situação que está a ser invertida gradualmente, fruto dos investimentos conjuntos entre a Emprena Nacional de Electricidade  e o governo da província do Cuanza Norte. Na base de tais investimentos, disse, foi igualmente gizado para o município de Cambambe, a construção de duas subestações de energia eléctrica, cujo arranque dos trabalhos aguarda apenas pela formalização de alguns aspectos de ordem técnica, passando o município a estar dotado de uma capacidade de distribuição em larga escala, incluindo para potenciação dos sectores industriais e agro-pecuário.

Tempo

Multimédia