Províncias

Dundo com lar para os idosos

Victorino Matias | Dundo

O Governo Provincial da Lunda Norte anunciou a construção na cidade do Dundo um lar de terceira idade com condições condignas, garantiu sábado a vice-governadora para política social.

Durante um almoço de confraternização com idosos, Angélica Nené Ihungo manifestou a preocupação das autoridades em garantir assistência à pessoa idosa e a sua reintegração na vida social e produtiva.
“A vulnerabilidade dos idosos é acentuada quando, sobretudo, vivem de forma isolada, sem apoio dos familiares. Temos estado a assistir a filhos que abandonam os pais, netos que abandonam os avós, a quem acusam de feiticeiros”, disse Angélica Ihungo.
O Governo Provincial da Lunda Norte tem também apoiado os idosos com a distribuição de kits profissionais, bens alimentares e vestuário. Nas zonas rurais têm sido distribuídos aos idosos instrumentos agrícolas para o exercício de uma agricultura familiar.
A vice-governadora informou que a Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social na Lunda Norte tem desempenhado um papel importante na redução da pobreza e no fortalecimento da coesão social, com a distribuição de meios às famílias da região.
O ancião João Lengue reconheceu a atenção especial que o Governo Provincial tem prestado aos idosos e à sociedade em geral, sobretudo na melhoria das condições sociais da população, com a construção de estabelecimentos escolares e hospitalares.
A Direcção Provincial da Assistência e Reinserção Social controla 35.653 idosos, 18.000 pessoas portadoras de deficiência e quatro mil crianças órfãs.

Tempo

Multimédia