Províncias

Ensaiado novo modelo para limpeza da cidade

Manuel Fontoura | Ndalatando

Um novo modelo de recolha de resíduos sólidos está a ser ensaiado pela Administração Municipal do Cazengo, no Cuanza Norte, com vista a combater os grandes focos de lixo na cidade de Ndalatando, anunciou ontem o responsável da operadora de recolha de lixo urbanístico.

Melhoria no sistema de recolha de lixo
Fotografia: Paulo Mulaza

Manuel Macongo José explicou que os trabalhos de remoção dos resíduos sólidos é extensivo a todos os bairros, de modo a devolver um ambiente saudável a estas áreas, mas disse que, para isso, é necessário o envolvimento da população, caso se pretende alcançar os objectivos. 
 Manuel Macongo José reconheceu que o aglomerado de pessoas no centro urbana e suburbano permitiu com que também houvesse quantidade de resíduos espalhado pela cidade, porque muitos ao invés de depositar o lixo no contentor, arremessam ao chão, uma atitude que considerou mau e reprovável, por ser o principal vector de doenças.
“Vamos todos arregaçar as mangas para combatermos o lixo na cidade e arredores. Os responsáveis das associações de moradores devem unir forças e colaborarem com a administração, agindo de maneira participativa”, salientou Manuel Macongo José, que acrescentou que o   ambiente que alguns bairros apresentam revela a pouca participação dos munícipes. Sublinhou que é necessário a participação de todos no sentido de haver melhorias na qualidade do saneamento básico e da imagem da cidade e dos bairros. Os munícipes dos bairro Popular, Miradouro, Sambizanga e outros, onde foi já ensaiado o novo modelo de recolha de resíduos, manifestaram-se satisfeitos com o trabalho que está a ser desenvolvido pela Administração Municipal e prometem continuar a apoiar as iniciativas que visam melhorar o ambiente no seio da população.
“Não podemos permitir que na cidade haja amontoado de lixo. Temos de nos  prevenir de várias doenças causada pelo acumulado de resíduos. Vamos todos trabalhar juntos para combatermos este mal”, disse o munícipe António Gaspar, do Bairro Miradouro.

Tempo

Multimédia