Províncias

Escolas dos bairros Kirima do Meio e Tombó-Tombó com nova imagem

André Brandão | Ndalatando

Duas escolas do ensino primário e o parque infantil do estabelecimento escolar nº 20 foram reinaugurados, na terça-feira, nos bairros Kirima do Meio e Tombó-Tombó, em Ndalatando, pela administradora municipal de Cazengo.

Inauguração do parque deixa crianças felizes
Fotografia: André Brandão | Ndalatando

Duas escolas do ensino primário e o parque infantil do estabelecimento escolar nº 20 foram reinaugurados, na terça-feira, nos bairros Kirima do Meio e Tombó-Tombó, em Ndalatando, pela administradora municipal de Cazengo.
A escola do ensino primário nº 6, do bairro Kirima do Meio, 15 quilómetros a norte de Ndalatando, que dispunha de uma sala, tem agora duas, área administrativa e casa para o director e professores.
O estabelecimento, cujas obras de remodelação, orçaram em 17 milhões de kwanzas, passa a ter capacidade para 124 alunos, da iniciação à sexta classe, nos diferentes turnos.
A escola nº 51, no bairro Tombó-Tombó, a nove quilómetros da cidade de Ndalatando, tem cinco salas, cada uma com capacidade para 35 alunos, da iniciação à sétima classe.
Agregada ao estabelecimento há casas para professores, para o director e enfermeiros. O valor destas obras é, também, de 17 milhões de kwanzas.
O parque infantil da escola nº 20 passou a dispor de baloiços, campo de jogos para crianças, escorregas, duas casas de banho e de um espaço de recreação. As obras orçaram cerca de 19 milhões de kwanzas.
A administradora municipal disse que a reinauguração das escolas e do parque infantil constam de um projecto que tem o objectivo melhorar a qualidade de vida das populações, levando serviços sociais básicos às comunidades.
Edvijes de Jesus afirmou que estão, igualmente, a ser reabilitados os postos de saúde dos bairros Kirima do Meio, Kipata e Kissecula.
Em curso, referiu, estão também a construção de uma ponte metálica e o melhoramento no troço do quilómetro 13, em direcção à localidade de Cazondo, que vai dispor, nos próximos dias, de uma nova escola do ensino primário.
O administrador comunal de Canhoca agradeceu o gesto da administração municipal de Cazengo, confirmando que escola vai ajudar a colmatar algumas dificuldades.

Tempo

Multimédia