Províncias

Estatísticas sanitárias feitas com mais rigor

O controlo e a fiabilidade dos dados estatísticos sobre a actividade sanitária a nível do município de Ngonguembo, província do Cuanza Norte, são melhor dominados por técnicos do sector nos próximos tempos, em função destes terem frequentado uma formação sobre a matéria.

Técnicos da Saúde estão melhor preparados para o controlo das doenças mais frequentes
Fotografia: Jornal de Angola

Na formação sobre estatística sanitária, visando a melhoria do controlo e fiabilidade dos dados estatísticos sobre a actividade da Saúde na região, participaram 19 técnicos de Saúde daquela municipalidade.
A acção formativa abordou durante cinco dias, entre outros temas, os conceitos básicos de Estatística, funções principais do sistema de informação, importância e métodos da aplicação da Estatística e modelos do controlo estatístico hospitalar.O responsável da área de Estatística da Direcção Provincial de Saúde, Domingos Francisco Gaspar, que dirigiu o seminário, considerou que a formação se destina à melhoria do controlo das estatísticas sanitárias na região, por via da recolha e publicação de dados fiáveis.
Com a presente formação, os técnicos de Saúde estão melhor preparados para o controlo das doenças mais frequentes no município e gestão dos stocks de medicamentos essenciais.
Domingos Gaspar referiu que seminários similares foram já realizados em cinco dos dez municípios da província, como Bolongongo, Banga, Samba Caju, Cazengo e Golungo Alto.

Tempo

Multimédia