Províncias

Fábrica têxtil no Dondo é reconstruída este ano

Manuel Fontoura | Ndalatando

A Satec, fábrica de produção de tecidos, roupa e cobertores, localizada no Dondo, município de Cambambe, vai ser reconstruída e modernizada, durante os próximos sete meses, anunciou o director em exercício da referida instalação fabril.

Vista parcial da cidade do Dondo
Fotografia: Nilo Mateus| Ndalatando

Fernando Caculo explicou que a empreitada, a cargo de uma empresa chinesa, começa com os trabalhos de demolição dos escombros a partir de segunda-feira, trabalho que se prolonga por dois meses e meio.
A reedificação da fábrica, paralisada há 17 anos, é da responsabilidade do Ministério da Indústria e conta com um financiamento japonês, avaliado em cerca de cinco mil milhões de dólares.
Quando a fábrica estiver a funcionar em pleno, vai dar emprego a mais de 1.500 operários. Neste momento, perto de cem trabalhadores, entre angolanos e chineses, preparam-se para dar início à construção da Satec. A empresa, de origem italiana, foi instalada em Angola em 1967 e empregava mais de 1.200 trabalhadores. Com uma população aproximada de 90 mil habitantes, o município de Cambambe já foi um importante centro de produção industrial. O parque da província está praticamente todo localizado neste município, e é constituído pela cervejeira EKA, indústria têxtil   (Satec), indústria de bebidas licorosas Vinelo e Banangola.

Tempo

Multimédia