Províncias

Famílias no Dundo têm novas casas

Victorino Matias | Dundo

As trinta famílias que residiam próximo do aeroporto do Dundo, província da Lunda-Norte, ganharam novas residências, inauguradas pelo governador Ernesto Muangala, no quadro das comemorações dos 35 anos da fundação da província.

As autoridades locais envidam esforços para realojar a população em locais seguros desaconselhando as construções anárquicas
Fotografia: Jornal de Angola

O director provincial das obras públicas, Alter Malenga, sublinhou que as residências económicas, construídas na zona do Mutongo, com fundos do Programa de Investimentos Públicos, são apenas para antigos moradores, que viviam nos arredores do aeroporto.
Segundo o director das obras públicas, as residências têm dois quartos, uma sala comum, cozinha, casa de banho e um espaço que possibilita o morador construir quintal e outros compartimentos.
O responsável acrescentou que a nova zona habitacional do Mutongo vai contemplar, nos próximos tempos, água canalizada, energia eléctrica, espaços de lazer, um centro médico e escola.
Alter Malenga referiu que as obras foram feitas com materiais ecológicos, tais como argila mista e com o cimento que garante a durabilidade das infra-estruturas.
De acordo com Alter Malenga, o projecto é comparado com as casas que a antiga DIAMANG construiu na cidade do Dundo e outras vilas da província. Sem avançar o custo das casas, o responsável disse que a obra foi adjudicada à empresa angolana CSI, Lda, e teve a duração de 120 dias.

População satisfeita

Paula Txijica, uma das beneficiadas do projecto, mostrou-se satisfeita com a casa que o Governo Províncial construiu com o objectivo de oferecer melhores condições de vida às populações que viviam próximo do aeroporto.
A munícipe disse que a área onde vivia não tinha condições de habitabilidade, uma vez que o bairro não tinha infra-estruturas e não estava urbanizado.
Paula Txijica pediu às autoridades da província no sentido de construírem um posto médico, de forma a evitar que as pessoas tenham de procurar assistência médica em localidades distantes. Lunda-Norte é uma das regiões do país que tem enfrentado problemas de construções anárquicas.

Tempo

Multimédia