Províncias

Famílias têm energia a partir de geradores

Kátia Ramos| Ndalatando

Um total de 200 mil habitantes das comunas de Massangano, Zemza-do-Itombe e São Pedro da Kilemba, na província do Kwanza-Norte, estão a beneficiar, desde finais de Dezembro, de energia eléctrica, a partir de geradores de grande potência.

Um total de 200 mil habitantes das comunas de Massangano, Zemza-do-Itombe e São Pedro da Kilemba, na província do Kwanza-Norte, estão a beneficiar, desde finais de Dezembro, de energia eléctrica, a partir de geradores de grande potência. O empreendimento foi inaugurado pelo vice-governador para o sector Económico e Produtivo, Manuel de Abreu Pereira da Silva.
Manuel Abreu da Silva referiu o arranque do projecto visa melhorar e aumentar a oferta dos serviços sociais básicos às populações.
O morador da aldeia piloto de Massangano, Manuel Matias, disse que a nova rede de iluminação trouxe alegria aos bairros que não tinham a falta de energia há muitos anos, facto que dificultava a circulação de pessoas no período nocturno. Daniela Benjamim, residente no bairro desde 1982, referiu que o projecto deve continuar, com vista a projectar outra imagem à comuna.
Em Zenza do Itombe, o vice-governador inaugurou uma estação eléctrica, com um gerador de 600 KVA que está a beneficiar mais de 100 famílias.
O administrador local, Nicolau António Frazão, apelou à criação de mais postos médicos, uma vez que a população se deslocava 41 quilómetros, para receber assistência médica.  Claudete Manuel Sebastião, 39 anos, residente na comuna de Zenza do Itombe, disse que a sua aldeia está privada de energia desde 1985, e referiu que o projecto vai ajudar a diminuir os actos de vandalismo em algumas áreas.  O administrador adjunto procedeu, igualmente, à apresentação dos responsáveis comunais de São Pedro Kilemba, Xavier Andrade Lourenço e Amílcar Francisco.

Tempo

Multimédia